Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMA DE INTEGRIDADE

Cosanpa debate ações de treinamento e capacitação de colaboradores e fornecedores

Com mais de R$ 1 bilhão em investimentos, empresa paraense diz que o objetivo é melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado à população

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
06/10/2020 14h00

Presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis participa do evento online sobre Sistemas de Integridade em Empresas de SaneamentoNa manhã desta terça-feira (6), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), representada pelo titular da empresa, José Antonio De Angelis, participou do webinar, evento online organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), sobre o tema: Sistemas de Integridade em Empresas de Saneamento: fatores críticos de sucesso.

O debate foi mediado pelo conselheiro fiscal e membro da diretoria nacional da ABES, Reynaldo Young Ribeiro. Juntamente com o presidente da Cosanpa, participaram da discussão a especialista em direito ambiental e funcionária da Companhia Águas de Joinville, Ketlin Geisil, e o advogado do grupo GS Iníma Brasil, Bruno Duarte de Sousa.

O objetivo do evento foi debater a implantação dos chamados Sistemas de Integridade no setor público, focando nos projetos desenvolvidos no setor de saneamento básico. Atualmente, os programas de Integridade Empresarial são componentes fundamentais da moderna administração pública para alinhamento dos interesses dos dirigentes ao seu objetivo maior.

“Na Cosanpa estamos passando por um processo de implementação dos sistemas de integridade, pois é algo de extrema importância dentro da Companhia, o treinamento e a capacitação dos nossos colaboradores e dos nossos fornecedores é essencial. No início deste ano tínhamos programado o primeiro seminário de integração da Cosanpa, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado. A nossa ideia é reunirmos os gestores de todas as nossas unidades e fazer com que possamos trabalhar de maneira conjunta, dialogando com os nossos funcionários e pensando em planos que nos façam caminhar para tornar a Companhia uma empresa cada vez mais eficiente tanto internamente quanto externamente”, explicou De Angelis.

CONTRATADAS

O presidente da Cosanpa acrescentou ainda que as empresas contratadas pela Companhia também vão participar dos sistemas de integridade. “Estamos focados em melhorar a qualidade, hoje, temos mais de R$ 1 bilhão de reais em investimentos que nos fazem caminhar para melhorias de operação e técnica, o que vai refletir na nossa contratação. Estamos procurando desenvolver o parque das empresas privadas que prestam serviço para a Cosanpa, focando na melhor qualificação e um trabalho mais ágil, como maneira de dar mais qualidade ao nosso serviço”.

No cenário das empresas estatais, estes sistemas são criados para analisar, monitorar e propor planos de ação para melhorar a administração corporativa, buscando a permanência das empresas de saneamento brasileiras em patamares sustentáveis no longo prazo.

“No futuro esses sistemas vão ser fundamentais para o crescimento da empresa, e o nosso cliente vai conseguir reconhecer isso. Hoje, o nosso cliente não consegue entender o motivo de criarmos os sistemas de integridade, mas eles são muito importantes e o cliente precisa fazer parte disso. Aqui, na Cosanpa, nós temos o apoio total do Governo do Estado para implementação destes sistemas, o que nos ajuda muito, e também a parte interna da Companhia já está participando desse processo, estamos capacitando os funcionários para que no futuro o cliente entenda os sistemas, e assim possamos ter uma companhia de saneamento melhor”, disse o presidente da Cosanpa.