Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2020

Terceira edição do Preamar da Fé tem música, imagens e vivências do Círio

Ao final, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, deixou uma mensagem aos devotos ao som de “Sanctus”, de Gounod

Por Thaís Siqueira (SECULT)
03/10/2020 10h00

O Coro Carlos Gomes, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jiménez, cantou “Sanctus”, de Charles GounodO Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém, sediou a transmissão ao vivo do programa Preamar da Fé, uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e TV Cultura do Pará. Essa foi a terceira edição deste ano e teve participação especial do Coro Carlos Gomes e de outros convidados, que dialogaram sobre a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. A programação foi ao ar na sexta-feira (2), a partir das 19h30, pelo Canal 2.1.

Com 1h43 de duração, o Preamar da Fé foi aberto pelo Coro Carlos Gomes cantando “Salve Regina”, de Gabriel Fauré. Também participou o grupo vocal Ama, cantando “Pai Nosso”, do padre Marcelo Rossi, e “Maria de Deus, Senhora da Paz”, de Ricardo Sá. 

A cantora Gigi Furtado emocionou o público interpretando “Círios”, de Vital Lima e Marcos Aurélio, e Zouk da Naza, de Almirzinho Gabriel. As canções “Senhora da Berlinda" e “Se és a minha mãe” foram apresentadas na voz de Idaías Souto. O programa também contou com apresentações de Luciana Tavares, cantando “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, e “Ave Maria Brasileira”, do padre Antônio Maria; de Alexsandro Brito, com “Ave Maria”, de Schubert, e "Vós sois o lírio mimoso", e de Dulcianne Ribeiro, interpretando “A padroeira”, de Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Souza, e “Ave Maria”, de Charles Gounod.

A secretária Ursula Vidal (e) na entrevista ao programa Preamar da Fé“É um presente abençoado pra todas e todos nós termos uma casa como essa, que abre suas portas para a arte, a criatividade e o talento dos nossos artistas. Quero agradecer a essa enorme equipe que está aqui conosco, evidentemente, cumprindo todas as medidas de segurança. Nessa programação de Círio que estamos fazendo tem muita cultura, mas também tem muita informação. Nosso desafio este ano é promover um Círio sem distâncias, como bem afirma a frase da Arquidiocese, fazendo um convite para que em cada um de nós resignificássemos esse Círio que não tem as procissões tradicionais”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, em entrevista ao programa.

Sincretismo - O diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco, falou sobre a exposição “Sagrado”, que compõe a programação oficial da Secult para o Círio 2020, e será aberta a partir do próximo dia 06 de outubro (terça-feira). “A ideia de ‘Sagrado’ é uma narrativa que atinge várias vertentes da ideologia religiosa, promovendo um sincretismo. Ela vem discutir o que é sacro em um contexto mais universal. É justamente isso que a exposição vem propor, um olhar múltiplo sobre esse conceito. Na mostra, contamos com obras de cinco artistas convidados, que têm trabalhos voltados pra essa temática, e buscamos promover uma instalação interativa para que o visitante possa ter uma experiência completa com o acervo”, explicou.

O programa também convidou o coronel Getúlio Rocha, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, que detalhou o esquema de segurança durante o Círio; Marcelo de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Estivadores, que falou sobre a tradicional homenagem dos estivadores a Nossa Senhora de Nazaré, e Roberto Souza, da Diretoria de Decoração da festa, apresentando a logística e a programação deste ano.A programação ocorreu na Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém

Cenário pronto - A fotógrafa paulista Soraya Montanheiro, que iniciou sua carreira em 2003, e já lançou livro e fez exposições sobre a Guarda de Nazaré, também participou da atração abordando sua relação com o Círio. “Em 2012, fotografei o Círio de Nazaré de forma autoral e me apaixonei. Eu acho que hoje entendo que isso foi um chamado, e fui descobrindo a importância do registro fotográfico nessa grande festa, que é muito intensa, muito cheia, um cenário pronto para o fotógrafo. Hoje eu falo que já estou contaminada, o Círio já faz parte da minha devoção, da minha espiritualidade. Esse vai ser um Círio diferente sim, e as fotografias vão contar essa história lá na frente”, ressaltou.

A terceira e última edição do programa Preamar da Fé 2020 encerrou com uma mensagem do arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, ao som de “Sanctus”, de Charles Gounod, interpretada pelo Coro Carlos Gomes sob a regência da maestrina Maria Antonia Jiménez.