Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTO DOS MIRITIS

Clima do Círio já envolve o público no Parque Belém Porto Futuro

Uma réplica da berlinda e quase 200 peças do tradicional artesanato em miriti despertam no público a emoção desse evento único na vida dos paraenses

Por Josie Soeiro (SECULT)
03/10/2020 09h49

O Parque Urbano Belém Porto Futuro é mais um dos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) já plenamente envolvidos pelo clima do Círio de Nazaré. O Parque abriga a Estação 2 do Preamar da Fé, aberta na noite de sexta-feira (2), com o Porto dos Miritis. No lago central, a réplica de uma berlinda rodeada de quase 200 objetos de miriti, entre canoas, pássaros e outras peças confeccionadas por artesãos de Abaetetuba (município do Baixo Tocantins), e o projeto luminotécnico já estão encantando os visitantes, nessa atmosfera nazarena tão característica no mês de outubro na capital paraense.Luzes, música e muita emoção marcam a Estação 2 do Preamar da Fé

"Essa instalação foi preparada com todo carinho para os nossos visitantes. O Porto dos Miritis é uma das Estações do nosso Preamar da Fé, preparada para que a gente possa fazer essa imersão na atmosfera do Círio. Em alguns dias, o espaço também vai receber a Feira de Artesanato do Círio, que é uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Pará. Então, convidamos todas e todos a vivenciarem conosco essa atmosfera do Círio, que vai estar em vários espaços da Secult. Não poderemos caminhar com Maria este ano porque ainda estamos nesse processo de tomar cuidado com aglomeração, mas a gente se aproxima dessa fé e renova a esperança, por meio do contato com a criatividade e o talento da nossa gente, nossos artistas, artesãos e artesãs", destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Músicos da Amazônia Jazz Band apresentaram um repertório inspirado nas canções marianasEmoção e boas-vindas - Para acompanhar a abertura da Estação 2 do Preamar da Fé, músicos da Amazônia Jazz Band se apresentaram com um repertório inspirado nas tradicionais canções marianas, que emocionaram o público. "Eu já frequentava aqui com assiduidade para caminhar, e agora estou mais encantado com o espaço. Acho que a instalação trouxe ainda mais vida, mais alegria, e junto com esse repertório da AJB forma um conjunto muito emocionante. A gente lembra que o Círio chegou. A iniciativa está de parabéns", disse o aposentado Raul de Souza.

Após oito anos longe de Belém, a dona de casa Silvia Alves afirmou que a visita ao espaço lhe trouxe o sentido de boas-vindas. "É muito bom voltar e encontrar um espaço que eu nem imaginava que tivesse mudado tanto. O Parque é lindo, e me senti muito acolhida com essa programação, que a gente se identifica. Barcos de Miriti remetem aos círios da minha infância", reiterou.

Serviço: A instalação visual Porto dos Miritis fica aberta à visitação durante a quadra nazarena, no mesmo horário de funcionamento do Porto Futuro: de domingo a domingo, das 06 às 22 h, com entrada franca.

Barcos de miriti no lago central do Parque mostram a beleza e a força das tradições do Círio