Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTAÇÃO 1

Preamar da Fé abre com Sala dos Milagres na Capela do Museu do Estado

Além de ex-votos, a instalação apresenta dezenas de peças do acervo do Museu do Círio

Por Josie Soeiro (SECULT)
01/10/2020 23h27

Os altares, comuns em muitos lares paraenses, estão sempre expostos no principal cômodo das casas: as salas. Nos altares, objetos e imagens sagradas apresentam aos visitantes o que há de mais importante no íntimo daquele lar. A Estação 1 do Preamar da Fé, aberta nesta quinta-feira (1º), traz a representação destes espaços com a instalação Sala dos Milagres, na Capela do Museu do Estado (MEP) – de onde saiu o primeiro Círio de Nazaré, em 8 de setembro de 1793.

A instalação, inaugurada ao som do violoncelo de Bruno Valente, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, traz ainda quase 90 peças do Museu do Círio, que além de simbolizarem os altares domésticos mostram a variedade dos desejos e pedidos de devotos materializados nas réplicas de casas, carros de lanche, vestidos de noiva, órgãos e membros do corpo humano, barcos, bicicletas e tantos outros objetos. 

Segundo Anselmo Paes, curador da instalação e diretor do Museu do Círio, ao olhar individualmente as peças é possível encontrar pequenos tesouros de histórias pessoais e suas singularidades. Coincidentemente, foi o que aconteceu com o primeiro visitante da exposição, o acadêmico de Direito Roberto Rocha. 

"Eu estava saindo do Fórum e foi uma grata surpresa ver essa exposição no caminho, e ainda mais por reconhecer objetos de uma pessoa conhecida e muito estimada, que certamente estaria feliz em fazer parte desse momento, o coronel Arantes. Eu, como devoto de Nossa Senhora de Nazaré e como aniversariante de outubro, me sinto lisonjeado em ser o primeiro a visitar a exposição. É muito simbólico pra mim", afirmou.

Conexão - "Aqui o visitante encontra um universo de desejos, das necessidades das pessoas em um espaço íntimo, como as salas. Ao mesmo tempo em que se está cercado da magnificência de uma capela como esta, digna do trabalho de Antônio Landi (arquiteto italiano). Você tem possibilidade de mergulhar em momentos especiais de cada uma das pessoas. E é exatamente isso que permite que você se conecte, olhe o outro e lembre da sua própria história. Então, essas histórias narradas nos ex-votos são as nossas histórias. Isso é patrimônio; isso é cultura", ressaltou Anselmo Paes, curador da exposição.

O Preamar da Fé é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), para celebrar o Círio de Nazaré 2020.

Calendário completo das programações

Cortejo Preamar da Fé

1º a 12/10 – Estação 1: Sala dos Milagres, na capela do MEP.

2/10 a 1º/11 – Estação 2: Exposição Porto dos Miritis + Porto Musical, no Porto Futuro. Abertura: 19 h.

6/10 a dezembro – Estação 3: Exposição Sagrado, na Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra. Abertura: 18 h.

7/10 a 1º/11 – Estação 4: Exposição Em cena - Ex-votos de Nazaré, no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas. Abertura: 09 h.

7/10 a 1º/11 - Estação 5: Exposição Círio das Águas, na Estação Cultural de Icoaraci. Abertura: 18h.

8 a 18/10 – Estação 6: Exposição Conhecer para Preservar - Edição Especial Círio, no Teatro Gasômetro. Abertura: 10 h.

09/10 - das 18 às 20 h - Estação Musical na Estação Cultural de Icoaraci.

09 a 25/10 – Estação 7: Exposição Festa e Fé, no Theatro da Paz. Abertura: 17 h.

09 a 11/10 – 19 h – Iluminação no Theatro da Paz e Memorial da Cabanagem.

10/10 - das 19 às 20 h – Porto Musical no Porto Futuro.

17/10 – 19 h, 19h30 e 20 h – Estação 8: Projeção Imagens da Fé, no Forte do Presépio.