Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL DE ÓPERA

Abertas inscrições para oficinas de figurino, maquiagem e dicção para cantores

Atividades integram o II Curso de Formação em Ópera, dentro da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz

Por Thaís Siqueira (SECULT)
30/09/2020 19h47

As oficinas integram a programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da PazAs oficinas para o II Curso de Formação em Ópera continuam com as inscrições abertas para alunos ouvintes. As aulas serão ministradas em salas de aula virtuais. O curso integra a programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). Nesta quinta-feira (1º), e nos dias 8 e 15 de outubro, o figurinista Fábio Namatame ministrará a oficina “Figurino para Espetáculos de Ópera”, das 18 às 20 h. Interessados podem realizar a inscrição clicando aqui.

Formado em Comunicação e Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/São Paulo), Fábio Namatame já desenhou peças para teatro, musicais, dança e ópera. Dentre as produções estão os espetáculos “Bodas de Fígaro", “Romeu e Julieta”, “O Guarani”, “O Pescador de Pérolas”, “Madame Butterfly”, “A Viúva Alegre”, “My Fair Lady”, “West Side Story”, “O Rei e Eu”, “Evita” e “Cabaret”.

O figurinista já foi premiado pela Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Sesc de Teatro SP, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Cultura Inglesa de Teatro e Prêmio Carlos Gomes de Ópera. Ele também assinou, no Festival de Ópera do Theatro da Paz, os figurinos de “Otello”, em 2014, e “Don Giovanni”, em 2017.

Para cantores - Nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de outubro, das 16 às 18 h, Jena Vieira ministrará a oficina “Dicção para cantores”. A professora, que também é diretora artística do Festival de Ópera, concluiu os cursos de graduação e mestrado em canto lírico na Universidade de Missouri (EUA). Foi diretora de palco da ópera “The Turn of the Screw”, de Benjamin Britten, e assistente de direção da ópera “Amahl and the Night Visitors”, de Giancarlo Menotti.

Em Belém, ela foi assistente de direção das óperas “Gianni Schicchi” e “La Bohème”, de Giacomo Puccini, e “Romeu e Julieta”, de Charles Gounod, no Festival Internacional de Ópera da Amazônia. Desde o ano passado, Jena Vieira vem assinando a direção artística do Festival de Ópera do Theatro da Paz, tendo dirigido as óperas “Suor Angélica”, de Giacomo Puccini, e “Amahl e os Visitantes da Noite”.

Ainda em outubro, nos dias 19, 20 e 21, das 18 às 19h30, e nos dias 22, 26 e 28, das 18 às 20 h, Tiça Camargo ministrará a oficina “Maquiagem Artística para a Ópera”. Visagista e caracterizadora, ela atua há 10 anos no mercado, incluindo televisão, cinema, publicidade e espetáculos de balé e ópera, como “O menino e os sortilégios”, “O Rouxinol”, “The Turn of the Screw”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “La Clemenza di Tito" e “Rigoletto”. (Com informações de Sorella Conteúdo).

Serviço: II Curso de Formação em Ópera. Inscrições abertas para alunos ouvintes.

Programação em outubro

- Oficina Figurino para Espetáculos de Ópera, com Fábio Namatame. Dias 1º, 8 e 15, das 18 às 20 h.

- Oficina Dicção para cantores, com Jena Vieira. Dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29, das 16 às 18 h.

- Oficina Maquiagem Artística para a Ópera, com Tiça Camargo. Dias 19, 20 e 21, das 18 às 19h30, e dias 22, 26 e 28, das 18 às 20 h. 

Saiba mais:

XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz

www.festivaldeoperatp.com

facebook.com/theatrodapaz 

instagram.com/theatrodapazoficial