Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Sedap promove o curso de Manejo de Açaizais na região do Marajó e Tocantins

Por Camila Botelho (SEDAP)
30/09/2020 15h56

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) promoverá, nos meses de outubro e novembro, o curso de Manejo de Açaizais em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para fomentar a cadeia do açaí em 19 municípios das regiões de integração do Baixo Tocantins e Marajó.

De acordo com o gerente de fruticultura da Sedap, o engenheiro agrônomo Geraldo Tavares, a ideia é fazer a capacitação com os técnicos da Emater. “É importante para os produtores, pois quando você faz um manejo adequado do açaizal, aumenta a produtividade com mais qualidade e maior por área”. 

A programação faz parte do Programa de Desenvolvimento  da Cadeia Produtiva do Açaí (Pró-Açaí) que preconiza o aumento da produção do fruto no Estado. As ações do Pró-Açaí é a distribuição de sementes de novas cultivares desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assistência técnica e capacitação de técnicos e produtores. 

Esse curso será realizado através de um Termo de Execução Descentralizada entre Sedap e Emater com objetivo de capacitação de 380 produtores em 19 municípios das Regiões de Integração do Baixo Tocantins e Marajó, principais regiões de produção. Os municípios em que serão realizados os cursos do Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Cachoeira do Arari, Chaves, Gurupá, Muaná, Melgaço, Portel, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Santa Cruz do Arari. 

Região Tocantins: Abaetetuba, Baião, Igarapé-Miri, Cametá e Limoeiro do Ajuru.

A cadeia do açaí Açaí foi selecionada entre outras, como prioritária pelo Governo Estadual, fazendo parte do Plano Estratégico Para a Cadeia Produtiva do Açaí.