Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAS SANITÁRIOS

Adepará fiscaliza venda de medicamentos veterinários em dois municípios

Fiscais estaduais agropecuários encontraram produtos fora do prazo de validade e com venda fracionada

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
29/09/2020 20h26

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), por meio da Gerência de Controle de Revendas Agropecuárias, inspecionou duas revendas agropecuárias no município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste paraense, e encontrou irregularidades. As visitas técnicas, realizadas pela Adepará na última segunda-feira (28), têm o objetivo de orientar os empresários sobre as atualizações dos programas sanitários e monitorar as condições de comercialização dos produtos biológicos de uso agropecuário, como a vacina contra febre aftosa.Fiscais da Adepará inspecionaram revendas agropecuárias em Santo Antônio do Tauá e Castanhal

Vendidos sem controle, os medicamentos perdem sua eficácia no controle de doenças, podem comprometer a qualidade e o ganho de peso dos animais, colocando em risco a saúde pública e a economia do Estado. “Identificamos que diversos medicamentos de uso veterinário estavam sendo comercializados irregularmente, de forma fracionada, o que não é permitido na atual legislação. Além disso medicamentos fora do prazo de validade estavam expostos para a venda”, informou Márcia Penna, fiscal estadual agropecuária.

Todo o material que estava sendo vendido irregularmente foi apreendido e inutilizado. O estabelecimento foi autuado e seus responsáveis orientados sobre a importância da venda legal de medicamentos e controle de recebimento, acondicionamento e venda de vacinas para uso animal.Medicamentos veterinários irregulares causam riscos à saúde dos animais

Fiscalização - Em Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém, a equipe vistoriou uma distribuidora de produtos agropecuários, sem encontrar nenhuma irregularidade.

O trabalho dos fiscais da Adepará envolve inspeções de rotina, renovação e concessão de licença das lojas. Caso identifiquem alguma irregularidade nos estabelecimentos cadastrados, podem autuar os proprietários.

Se a loja de revenda não for cadastrada na Agência, o proprietário será notificado para que seja efetuado o registro. Se as casas de revenda que já foram autuadas não cumprirem as exigências legais, poderão ser interditadas.