Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA

Produtos da agricultura familiar serão comercializados nesta quarta-feira (30), em Belém

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade valoriza produção local e alimentação saudável

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
29/09/2020 09h33

Produtos serão vendidos na frente do prédio da Semas, em BelémHortaliças, frutas, legumes, peixes, mariscos e outros produtos serão comercializados, nesta quarta-feira (30), durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As vendas serão feitas a partir das 7 horas, na frente do prédio da Semas, na travessa Lomas Valentinas, 2.717, no bairro do Marco, em Belém. 

Segundo os organizadores, o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus obrigou a interrupção da feira - que está começando a atuação em 2020 somente neste fim de setembro - e que todas as medidas de proteção à saúde serão tomadas para que produtores familiares e clientes aproveitem a alimentação saudável oferecida no local. 

Segundo a gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal, este momento de retorno da feira é muito importante para os produtores, servidores da secretaria e a comunidade em geral. “Estamos muito ansiosos por este momento de volta da atividade da feira, porque a alimentação saudável promove uma vida saudável”, resume.

Fruto do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Pará (Peaaf/PA), coordenado pela Semas, a primeira edição da feira é novamente organizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), para estimular práticas de consumo alimentar mais saudáveis na população.

Camarão, caranguejo, mexilhão, mel, pupunha, banana, mamão, abacaxi, pitaya, farinha, tucupi, goma, alface, jambu, jerimum, galinha, pato, urucum, açaí, ovo caipira e outros produtos estarão expostos nos tabuleiros dos vendedores.

Integrantes da Associação dos Agricultores Familiares do bairro Curuçambá, de Ananindeua, e do sítio Witeua, em Santa Izabel do Pará, comercializarão produtos da horticultura e fruticultura. Já os produtores de Santa Bárbara do Pará venderão farinha e molho de pimenta produzidos no assentamento Abril Vermelho, além de uma nova linha de cosmético artesanal orgânico. Representantes do Sítio Boa Esperança, do município de Bragança, no nordeste do Pará, participarão com oferta de mel.