Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa recebe caravana do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação

Ação tem parceria com o projeto Caravana Solidária, da Fundação Hemopa

Por Vera Rojas (HEMOPA)
25/09/2020 16h02

Cerca de 30 voluntários participaram da doaçãoA campanha ''BoraDoarCiir'', do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Ciir) levou 30 voluntários à sede da Fundação Hemopa, no bairro de Batista Campos, em Belém, nesta sexta-feira (25).

A iniciativa do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação tem parceria da Fundação Hemopa, por meio do projeto “Caravana Solidária”, que disponibiliza transporte para pequenos grupos de voluntários irem à  sede do Hemocentro e, após a coleta de sangue, devolve as pessoas ao lugar de origem. 

O auxiliar de Manutenção, Magno Penha, não escondia a satisfação de participar. “Salvar vidas é a minha intenção. Ajudar outras pessoas. Viemos em grupo de aproximadamente 30 colegas de trabalho. A direção do CIIR nos incentivou estarmos aqui. Esse incentivo da direção é essencial para salvar vidas”.

De acordo com a enfermeira de Projeto do Centro de Reabilitação, Sílvia Tavares de Amorim, a campanha #BoraDoarCiir foi idealizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que trabalha com todas as ações fundamentadas na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS).

“Considerando as demandas do Hemopa e as necessidades do banco de sangue, mobilizamos os colaboradores a partirem para essa prática humanizada e inclusiva, já que somos um centro de inclusão, lá se faz não só na reabilitação, como também a doação de sangue”, ressaltou a enfermeira, que também fez a sua parte e doou sangue.

A campanha, que não tem data para encerrar, conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que atua na sensibilização interna junto a colegas de trabalho. “Além de inclusão 100%, o CIIR também mostra que a solidariedade corre nas veias de todos que fazem a Instituição”, ressaltou Silvia Amorim.

Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, as parcerias com instituições públicas e privadas são fundamentais para manter o estoque de sangue. “Agradecemos a iniciativa do CIIR ao estimular a doação de sangue entre seus colaboradores, o que contribui para salvar vidas”.

Juciara Farias informou que, somente esta semana, o Hemopa contou com a realização de sete campanhas, interna e externa, que vão contribuir para o atendimento transfusional da rede hospitalar.

Interessados em firmar parceria para realização da “Caravana Solidária”, devem entrar em contato pelo telefone: (91) 32245048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

A voluntária Enfe SilviaCritérios da doação

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Serviço:

O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Mais informações: 08002808118/31106500.