Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Capacitação leva técnicas de atração de investimentos a Abaetetuba

Codec orienta gestões municipais para atrairem novos investimentos. Ação chegará a mais sete municípios até final de 2020.

Por Igor Nascimento (SEMAS)
25/09/2020 14h36

Na manhã desta sexta-feira (25), técnicos da prefeitura municipal de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, participaram de uma nova edição dos eventos de capacitação online oferecidos pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) com o objetivo de discutir e propor a implementação de ações para atração de novos investimentos. A iniciativa integra o planejamento estratégico do órgão estadual, e os eventos devem alcançar outros sete municípios paraenses até o final de 2020.

Gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação apresentou o passo a passo à preparação do município para receber investimentos, incluindo dicas como ações de desburocratização, parcerias para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, criação e atualização de sites e páginas na internet, voltados para investimentos, além de analisar casos de sucesso no Pará e em outros Estados do País. Tudo com o objetivo de colaborar na estruturação de políticas públicas que considerem as principais vocações econômicas locais. 

“A Codec trabalha na concepção de áreas e Distritos Industriais e também realiza o primeiro contato com os investidores que querem investir no Estado. Com esta ação queremos compartilhar essas técnicas já utilizadas com os municípios para incrementar a política de atração de negócios do Estado”, explicou Augusto Cesar. 

Segundo o gerente da Codec, é fundamental para os municípios, a criação e manutenção de uma sala do empreendedor, espaço destinado a atender investidores que chegam à cidade em busca de informações. Também, é necesária a atualização das redes sociais do ente municipal assim como a elaboração de um site de investimentos contendo dados e informações de fácil acesso.

O agendamento para visitas em empresas e a participação em feiras e eventos de negócios no Brasil e no mundo, também são ações que precisam ser desenvolvidas pelas gestões municipais no campo da atratividade de novos negócios e investimentos.

“Isso tudo integra uma estratégia fundamental para trabalhar a imagem do município junto aos investidores”, acrescenta Cesar Anunciação. 

Para Alan Guimarães, assessor da prefeitura, o evento colabora com a gestão pública e entidades parceiras nas ações de desenvolvimento para o município. “Essa parceria com o governo estadual é fundamental para Abaetetuba. A Codec vem, neste momento, auxiliar a equipe técnica tanto da prefeitura quanto das entidades parceiras para que possamos aprimorar as políticas de atração de investimentos''.

"Hoje, já vemos o processo de implantação de indústrias, principalmente no ramo de açaí, considerando que somos um dos grandes produtores do estado.  Mas, o objetivo é aprimorar esse movimento, contribuindo para a geração de mais emprego e renda em Abaetetuba, e em outros setores como o comércio e turismo” disse o representante da prefeitura municipal. Em 2018, Abaetetuba produziu 109.200 toneladas de açaí.

A partir de agora, caberá à prefeitura promover um alinhamento interno que amplie o alcance das informações apresentadas para a elaboração de uma proposta de plano de atração de investimentos, considerando setores prioritários e de maior destaque, a ser discutido com a equipe de Investimentos da Codec.