Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Torcida Leão de Abaetetuba doa sangue no Hemonúcleo da cidade

Azulinos garantiram 54 doações para o hemocentro no Baixo Tocantins, responsável pelo atendimento transfusional de 11 municípios da região

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
25/09/2020 14h19

Mobilização de torcedores do Clube do Remo abasteceu o estoque de sangue do Hemonúcleo de Abaetetuba com 54 doações"Temos que pensar que muitas pessoas precisam deste sangue. Doar é salvar vidas!". O depoimento da torcedora Oglaide Cardoso, de 43 anos, sintetiza o sentimento de cada azulino que compareceu ao Hemonúcleo de Abaetetuba para doar sangue durante a campanha de três dias dos ‘Leões de Abaetetuba’, torcida do clube do Remo no município do Baixo Tocantins. A mobilização abasteceu o estoque de sangue do Hemonúcleo de Abaetetuba. Foram 61 comparecimentos, e 54 doações.

Um dos coordenadores da ação, Aldo Cesar informou que a parceria com o Hemopa já tem dois anos e acontece sempre no mês de maio, porém a pandemia adiou para setembro. “A nossa meta é alcançar 200 voluntários. Sabemos que doar sangue é um ato de amor”, destacou o torcedor azulino.

“Mais uma vez, uma parceria de sucesso. Os torcedores do Leão de Abaetetuba deram um show de solidariedade. Esse ato contribui de modo significativo à demanda da rede hospitalar”, destacou Alana Cruz, gestora do Hemonúcleo de Abaetetuba. 

O Hemonúcleo de Abaetetuba é responsável pelo atendimento transfusional de 11 municípios da região nordeste do Pará. Manter o estoque de sangue abastecido é garantia de atendimento à pacientes nos hospitais. Uma bolsa de sangue é capaz de beneficiar até quatro pacientes. 

Critérios da doação

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

O Hemonúcleo de Abaetetuba fica na avenida Santos Dumont, S/N (São Lourenço). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (91) 98568-3396.