Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COPA DE LAS AMÉRICAS

Em competição virtual internacional, ginastas de programa da Seel buscam superação

Por Paula Portilho (EMATER)
24/09/2020 16h18

Segue até o próximo domingo (27) a Copa de Las Américas, o Campeonato Virtual de Ginástica Artística Feminina, que conta com a participação de 1.065 atletas de 15 países incluindo Peru, Bolívia, Venezuela, Equador, Argentina, Chile e Brasil. Na competição, estão 16 alunas do programa Talentos Esportivos, desenvolvido pela Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (Seel).

O evento, organizado pela Escuela de Gymnasia, teve início nesta quarta-feira (23), com as apresentações de Maria Alicia Lisboa, Maria Rita Pinheiro, Thaviny Beatriz Campelo e Caroline Travassos. Também estão na Copa as ginastas Maria Vitória Barros, Thaciany do Nascimento Vasconcelos, Ana Luísa Paixão de Souza, Lorena Eloá Moraes Lima, Luana Fernandes, Kaylane Eduarda Reis, Juliana Ramos Lima, Lia da Silva Oliveira, Ana Gabriela Conceição, Calina Foro Mendes, Bruna Cristine e Letícia Borcem. 

“Essa competição é importante por estarmos num momento atípico. Em razão da pandemia do novo coronavírus, desde março continuamos nosso treinamento cada qual em sua casa. E agora surgiu essa oportunidade de evento e o qual nunca passamos por não ser presencial. Tanto que no regulamento da competição, está determinado que as apresentações aconteçam em um ambiente da casa da competidora. Nós somos a única equipe inscrita do país e por isso, as meninas estão muito motivadas para buscar bons resultados”, disse Ulisses Lima, treinador das ginastas.

De acordo com Ulisses Lima, o resultado geral será divulgado no domingo, uma vez que o último dia de apresentações será no sábado (26). O evento não conta para pontuação no ranking.

“Estou treinando todos os dias para fazer uma boa apresentação. Estou ansiosa, mas muito feliz de poder participar deste campeonato, e pela primeira vez de forma on-line, mas com confiança”, disse Calina Foro, de 13 anos, aluna do Talentos Esportivos há 10 anos. 

O Talentos Esportivos visa contribuir para o desenvolvimento do esporte no estado do Pará, evidenciando a integração social, a promoção da saúde, desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens, por meio de aulas gratuitas. O programa atende crianças a partir de 7 anos e atualmente conta com 600 alunos. 

 “Essa competição é, de fato, uma inovação, pois as competidoras estarão sendo avaliadas virtualmente. As meninas estavam treinando em casa e estão confiantes para participar da competição. Além das alunas, também o empenho da família em adequar um espaço de casa para realizar a apresentação da competidora deve ser parabenizado e ainda o trabalho do treinador para que as meninas representem o Pará nesta modalidade”, afirmou Kátia Rocha, coordenadora do Talentos Esportivos.

Abaixo as datas, horários a serem acessados para acompanhar as apresentações nos links ao vivo no face   

* Lorena Eloá Lima - 25/09 - 19 horas

- Ao vivo no face: https://www.facebook.com/escueladegimnasiape/

* Juliana Ramos - 25/09 - 11 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/campeonatovirtualgaf/

* Letícia Borcem - 26/09 - 11 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/escueladegimnasiape/

* Taciany Vasconcelos - 26/09 - 11 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/escueladegimnasiape/

* Ana Gabriela Conceição - 26/09 - 13 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/campeonatovirtualgaf/

* Luana Fernandes - 26/09 - 13 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/campeonatovirtualgaf/

* Bruna Borcem - 26/09 - 13 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/campeonatovirtualgaf/

* Calina Foro - 26/09 - 12 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/ClubsGimnasiaArtisticaOficial/

* Lia Oliveira - 26/09 - 12 horas

- Ao vivo no face:https://www.facebook.com/ClubsGimnasiaArtisticaOficial/