Canal de denúncia da segurança pública tem visibilidade ampliada

Totens com a Iara, Inteligência Artificial Rápida e Anônima da Segup estão no Ministério Público do Pará e pontos turísticos da capital e interior

23/09/2020 16h47 - Atualizada em 24/09/2020 11h01
Por Walena Lopes (SEGUP)

Toten do canal Disque Denúncia, a Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) já está instalado na Estação das Docas, em BelémA personagem do canal Disque Denúncia, a Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) está mais próxima da população de Belém. Os Totens informativos com a imagem da boneca virtual já estão instalados na Delegacia Geral da Policia Civil, no Ministério Público do Pará, e ainda em dois dos principais pontos turísticos da capital, sendo eles, a Estação das Docas e no Parque Estadual do Utinga. O objetivo é dar maior visibilidade à ferramenta da segurança pública, alcançando o maior número de pessoas, que possam contribuir com informações importantes nas investigações e elucidações de crimes, de forma gratuita e sigilosa.

A Procuradora-Geral em exercício do Ministério Público do Pará, Cândida do Nascimento, destaca a inovação e o e pioneirismo da tecnologia que aproxima a população dos canais de segurança, possibilitando ao cidadão, atuar de forma ativa no combate ao crime na região.

“Esse sistema de inteligência artificial, como o próprio nome diz, é um atendimento rápido que de forma inovadora, chega próximo de toda a comunidade, levando ao conhecimento de todos que o nosso estado possui mais um canal, e qualquer cidadão pode contribuir com informações de qualquer área e em tempo real com a garantia total do anonimato. O mais importante é que essas denúncias cheguem às autoridades competentes. Tendo as informações apuradas é possível chegar ao criminoso e não deixar que atos ilícitos fiquem na impunidade”, afirmou Cândida Nascimento.

Ela também ressaltou o apoio do Ministério Público na divulgação do canal ao público do MP e interior. “Através desse canal poderemos atingir o público que procura o MP, e ainda alcançar, por meio dos promotores, a população do interior levando a informação e incentivando as pessoas a utilizarem a ferramenta” ressaltou a procuradora-geral do MP.

Em Belém, os totens informativos da boneca virtual estão instalados no Detran, Centro de Pericias Cientifica Renato Chaves, Terminal Hidroviário, Assembleia Legislativa do Pará, e ainda nas Estações Cidadanias de Icoaraci e Guamá e dos shoppings Pátio Belém, Grão Pará e Metrópole. 

INTERIOR

O novo canal de denúncia foi apresentado no município de Soure, por meio da Superintendência da Policia Civil do Marajó. A nova plataforma esta sendo divulgada, a fim de informar e alcançar a população, permitindo que ela também seja um agente de auxilio na resolução de crimes.

Nos municípios de Marabá, Parauapebas e Santarém, os totens com a personagem virtual da segurança pública já estão instalados, sempre em locais de grande visibilidade e alcance para o público.

A diretora do Disque Denúncia, Márcia Contente, informou que a divulgação do novo sistema e o reforço nos canais disponibilizados pela segurança do estado em locais públicos e privados fazem parte de uma mobilização junto à sociedade para que todos tenha ciência de que podem e devem atuar de maneira conjunta com os agentes de segurança no combate à criminalidade.

“Nossos canais, por meio da nossa “mascote” Iara estão sendo distribuídos em várias instituições, tanto públicas quanto privadas, promovendo uma maior acessibilidade às pessoas para que elas possam conhecer o serviço disponibilizado pelo estado para realiza as suas denúncias'', ponderou Márcia Contente. 

Ela também observou que há ações voltadas à população que mora em áreas mais distantes e que também podem contribuir com a segurança com informações.

Iara

A Iara - Inteligência Artificial Rápida e Anônima - permite a realização de denúncias, por meio do Whatsapp do Disque-Denúncia, (91) 98115-9181, enviando vídeos, áudios, fotos, e também a localização em tempo real.

As mensagens são recebidas pela atendente virtual, que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que as informações fornecidas possam ser apuradas com o máximo de precisão.

A população também pode acionar o Canal 181, por meio de ligação convencional, e ainda o chatbot, localizado nos sites de segurança do Pará. Outro canal é o formulário disponível para o recebimento de denúncias no site da Segup.

Após o recebimento das informações e o preenchimento do protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes.