Arcon e Cogmep prorrogam validade da carteira de meia passagem

Estudantes poderão continuar usando o benefício no deslocamento para os estudos em outra cidade, até dezembro deste ano

23/09/2020 13h11 - Atualizada em 23/09/2020 14h23
Por Cybele Puget (ARCON)

Prorrogação foi decidida em reunião da Cogmep, composta pelos operadores dos transportes, sindicato estudantil e governo do EstadoA Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) e a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) prorrogaram, até o final de dezembro deste ano, a data de vencimento das carteiras de meia passagem estudantil, o Interpass, com validade até outubro. Com a mudança, os estudantes que possuem o benefício poderão continuar usando a carteira no transporte intermunicipal, no deslocamento para os estudos em outra cidade.

Em reunião extraordinária, a Cogmep, composta pelos operadores dos transportes intermunicipal, sindicato estudantil e governo do Estado, decidiu prorrogar a validade do uso das carteirinhas de meia passagem intermunicipal, diante do ano atípico em função da pandemia da Covid-19.  

“Chegamos ao consenso de que era necessário prorrogar o prazo de vencimento das carteiras, neste ano tão difícil que levou a suspensão das aulas, e a necessidade de adequação do calendário estudantil, para que os alunos não fossem prejudicados em seu direito de deslocamento para os estudos” - Denise Pimenta, diretora do Conselho Financeiro e Tarifário da Arcon.

As empresas de transporte intermunicipal foram orientadas a aceitar a carteira da meia passagem estudantil neste tempo de suspensão das aulas presenciais, mediante comprovação dos alunos. Denise Pimenta informa que o benefício deve ser concedido aos alunos de ensino técnico e universitário das instituições onde as aulas presenciais foram retomadas, aos que estão em estágio obrigatório, realizando pesquisas, e em aulas nos laboratórios. “Eles devem apresentar a declaração da universidade (assinada e carimbada) junto com a carteira do Interpass às empresas de transporte intermunicipal para o uso da meia passagem”, destacou.

Os alunos podem entrar em contato com a Cogmep para fazer o cadastramento, ou a renovação da sua carteirinha, através de prévio agendamento pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br.