Conselho de Educação do Estado autoriza cursos do Carlos Gomes

Parecer favorável também recredenciou e renovou a autorização dos cursos técnicos

23/09/2020 09h11 - Atualizada em 23/09/2020 12h47
Por Mayave Ribeiro (FCG)

Iniciativa também foca em projetos de pesquisa e extensãoNo início de setembro, o Conselho de Educação do Estado, através do Parecer n° 161/2020-CEE/PA e Resolução n° 387/2020-CCE/PA, concedeu o recredenciamento institucional para oferta de cursos da educação básica e superior do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Além disso, o Conselho renovou a autorização dos cursos técnicos de nível médio subsequente e concomitante nas habilitações em regência, canto e instrumento musical (com eixo tecnológico na área de produção cultural e design), e também reconheceu o Curso de Bacharelado em Música 

A publicação da resolução aconteceu após a visita de representantes do Conselho nas dependências da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Instituto Estadual Carlos Gomes. A comissão que foi até a FCG e ao IECG fez um relatório avaliando favoravelmente ao recredenciamento, autorização e renovação da autorização dos cursos. No parecer, o Conselho indica o prazo de cinco anos em que as ações estarão em vigor.

Joel Costa, diretor de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, explica como a avaliação traz grandes possibilidades para as instituições. “A partir de agora, o IECG estará legalizado e pronto para dar prosseguimento a oferta do ensino superior e do curso técnico, bem como fazer investimentos no desenvolvimento da pesquisa e da extensão. Esse parecer de recredenciamento institucional é muito importante para nós, pois todas as instituições de ensino, precisam funcionar de acordo com a legislação vigente”, esclarece o gestor.

Conquista – Em agosto, a Fundação Carlos Gomes deu mais um passo importante para a regularização dos cursos de música. Foram nomeados 63 profissionais, entre professores de música, professores auxiliares e técnicos em música que, agora, fazem parte do quadro docente dos cursos ofertados pelo Instituto Estadual Carlos Gomes.