Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Guamá, Terra Firme e Jurunas recebem ações lúdicas de educação para o trânsito

Palhaços da Rádio Margarida trabalham com mímica para mostrar à população os comportamentos de risco e como se proteger no trânsito do dia a dia

Por Thaís Siqueira (SECULT)
22/09/2020 14h43

Arte-educadores da Rádio Margarida usam cartazes e mímica na performance lúdica para garantir segurança a condutores e pedestresO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Departamento de Trânsito (Detran-PA), realiza, ao longo desta semana, programação educativa como parte da Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, a campanha leva arte-educadores do Centro Artístico Cultural Belém Amazônia - Rádio Margarida para três bairros do programa Territórios pela Paz (TerPaz): Guamá, Terra Firme e Jurunas. A ação acontece até a próxima sexta-feira (25), das 8h às 11h.

A coordenadora de Projeto da Rádio Margarida, Carmen Chaves, esteve junto com a equipe que atua no bairro da Terra Firme e explicou que a iniciativa utiliza uma abordagem mímica para encenar situações do cotidiano no trânsito.

“Primeiro, os palhaços interpretam uma ação errada e, em seguida, mostram qual seria a atitude correta. Eles buscam brincar com os motoristas, ciclistas motociclistas e pedestres, fazendo-os perceber que estamos aqui para cuidar e não punir”, comentou.

Para o diretor Departamento de Artes Cênicas da Secult, Adriano Barroso, responsável por articular a parceria entre a Secretaria, o Detran e a Rádio Margarida, promover a educação no trânsito é benéfico para todos.

“Não podemos ficar de fora, precisamos sempre levar as ações do TerPaz aos bairros, sobretudo àqueles onde circulam muitos motociclistas. Nós entendemos que cultura anda junto com educação, então, nosso intuito é prevenir o problema, trabalhando para diminuir o número de acidentes”, reitera.

Sônia Rodrigues, 49 anos, mora no Guamá quase a vida toda e é apaixonada pelo lugar. A agente de saúde parabenizou a iniciativa e enfatizou a necessidade de se reforçar as normas de segurança no trânsito.

“Infelizmente, faz parte dos nossos hábitos relaxar com as regras, a teimosia do brasileiro é cultural, por isso acho fundamental que se realize essas ações constantemente, principalmente nas escolas, porque corrige na base. Além disso, as crianças incentivam os pais, cobram deles atitudes melhores”, acredita a moradora.

O arte-educador da Rádio Margarida, Adelson Gonzaga, compõe a equipe que está trabalhando no bairro até sexta-feira (25) e revelou que a grande receptividade dos guamaenses impressionou o grupo.

“As pessoas sempre falam que esse é um bairro maravilhoso de se viver, mas que precisa de um pouco mais de respeito no trânsito. Então, elas têm vindo agradecer por estarmos educando os motoristas e reclamar daqueles que param em cima da faixa, avançam o sinal e usam o celular enquanto dirigem. Os donos das barracas têm nos dado bastante apoio e já fizemos até amigos entre os moradores”, conta.

AÇÃO EDUCATIVA

A campanha se iniciou na última sexta-feira (18) e passou por espaços como Porto Futuro (sábado) e Praça da República (domingo), com ações de conscientização e educação feitas pelo Detran, além de atividades lúdicas de teatro e música feitas pelos artistas da Rádio Margarida.

No Guamá, o grupo se reúne na Av. José Bonifácio esquina com Barão de Igarapé-Miri; na Terra Firme, a ação acontece na Praça São Domingos com a feira; já no Jurunas, a equipe atua na Trav. Fernando Guilhon esquina com a Av. Bernardo Sayão.