Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPETIÇÕES

Inclusão social: esportes paralímpicos contam com o apoio da Seel

No Dia Nacional do Atleta Paralímpico, paratletas e Secretaria comemoram avanços no esporte

Por Paula Portilho (EMATER)
22/09/2020 09h41

A jogadora de basquete em cadeira de roda Vileide Brito, integrante do All Star Rodas, iniciou a trajetória no esporte em 2006, quando tinha 15 anos. Na carreira, possui participação no Parapan, em Guadalajara, no México, e em Toronto, no Canadá. Ela é uma das paratletas apoiadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que incentiva atletas com deficiência a participar de atividades e competições esportivas.

E nesta terça-feira (22), quando é celebrado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, a Seel tem muito o que comemorar. Somente em 2019, a Secretaria viabilizou 34 apoios financeiros para a participação de atletas com deficiência em competições, como o Grand Prix Intenacional Infraero de Judô para Cegos, em São Paulo, e o Parapan-Americano em Cadeiras de Rodas, na Rússia.

Em agosto de 2019, Vileide Brito foi uma das atletas da equipe que recebeu cinco cadeiras de rodas da Seel, para competir nos jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru. A seleção brasileira e Vileide voltaram com a medalha de bronze. Também no ano passado, a paratleta retornou ao Pará com o troféu de Melhor do Ano como jogadora de basquete em cadeira de rodas, concedido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em cerimônia realizada em Brasília, em dezembro. E este ano, ela foi agraciada com o Troféu Rômulo Maiorana em duas categorias.

“Eu costumo dizer que não foi eu que escolhi o esporte e sim o esporte que me escolheu. Eu não fazia qualquer prática esportiva e até tinha vergonha de fazer aulas na escola. Depois do esporte, tudo mudou, eu me senti mais confiante, transforma nossa mente e nos faz acreditar que podemos ir mais além”, destacou Vileide.

A equipe de atletismo do All Star Rodas voltou aos treinos na pista do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, na semana passada, depois de cinco meses em razão da pandemia do novo coronavírus, seguindo um protocolo de segurança e já visando futuras competições e novas medalhas para o estado. 

Atleta Paralímpico - Instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, o Dia Nacional é uma forma de homenagear os atletas com deficiência que tenham participado dos Jogos Paralímpicos, e ainda servir de estratégia para debater a inclusão das pessoas com deficiência. Por isso, a data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.

“O esporte é uma ferramenta importante para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito social. Além disso, ele está totalmente ligado com inclusão social. Creio que o paradesporto está crescendo bastante e isso traz uma nova forma de conviver e me deixa muito feliz em poder ajudar com este desenvolvimento”, afirmou Arlindo Silva, titular da Seel.

São modalidades paralímpicas: atletismo (provas de saltos, corrida, lançamentos e arremessos); basquete em cadeira de rodas; ciclismo (em estrada e em pista); futebol de cinco; halterofilismo; hipismo; judô; natação e bocha. 

“Todo dia 22 de setembro é celebrado como homenagem aos atletas com deficiência de várias modalidades individuais e coletivas”, disse Erivelto Pastana, diretor técnico de Esporte e Lazer da Seel.