Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa realiza capacitação em Vigilância Epidemiológica

Treinamento sobre a notificação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) objetiva orientar o correto preenchimento das Fichas de Notificação

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
21/09/2020 14h28

Profissionais da Santa Casa em curso nesta segunda-feira (21) sobre a notificação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P)A Fundação Santa Casa do Pará, por meio da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH), realizou nesta segunda-feira (20) um treinamento sobre a notificação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P), com o objetivo de orientar o correto preenchimento das Fichas de Notificação utilizadas nos casos de pacientes atendidos pela Instituição.

O evento contou com a participação de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), além da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Tamires Tupinambá, enfermeira que coordena a ACIH, disse que o evento é importante por conta do conhecimento de algo que teoricamente é novo sobre as síndromes respiratórias e sobre como notificar, qual o sistema e como deve ser feita essa notificação.

A coordenadora da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH), Tamires Tupinambá afirma que quem está na ponta, com o paciente, tem que notificar online e no papel. ''São informações que precisam ser esclarecidas'', aponta a enfermeira coordenadora.

“Os dados preenchidos corretamente, tem uma importância muito grande para a sociedade, automaticamente, esses dados serão encaminhados para as secretarias de Saúde dos municípios e do Estado, aonde são avaliadas as falhas e em cima desses dados nós vamos formalizar as ações. Nós estamos trabalhando muito focado nessas síndromes, A Covid-19, por exemplo. E estamos aqui para intensificar mais ainda o estado de alerta, tanto neste ano como no próximo”, ressalta a coordenadora.

Kamila Pereira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Sespa, uma das palestrantes do evento, disse que o preenchimento da ficha adequada, completa, ''traz para gente informações do perfil epidemiológico que vai gerar ações tanto da gestão, quanto também em relação a condução frente à determinadas doenças''. 

Em relação ao sistema de notificação, a enfermeira da Sespa disse que a Santa Casa é fundamental por ser um hospital escola e que tem uma relevância na comunidade, para o estado do Pará. A instituição tem uma representatividade muito grande por atender diversas patologias. Possui um público muito específico também que é a pediatria e as gestantes do estado.

“É através da análise da informação das fichas que a gente terá subsídios para passar para os gestores montarem as estratégias de enfrentamento a determinadas doenças. Quanto mais se notifica e melhor se notifica, mais assertiva será a ação da gestão pública”, destaca Kamila Pereira.

Segundo a médica pediatra Ana Cristina Alves, gerente da Pediatria da Santa Casa, o hospital acabou sendo a referência para a Covid-19, na área pediátrica, e um evento dessa natureza é importante para colaborar ou fortalecer a necessidade de comunicação, entre o que se recebe ou que realmente é notificado a nível de vigilância, que é o que realmente o Ministério da Saúde vai enxergar. 

A doutora Ana Alves ressalta que a Ficha de Notificação para casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), foi formalizada em agosto de 2020, é diretamente online, e muito rica de informações epidemiológicas e esse formulário precisa ser multiplicado porque é importante para mostrar à sociedade como um todo para a evidência e ocorrência do vírus que ainda está circulando, além de suas complicações.             

Mais sobre a SIM-P

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) vem acometendo crianças em vários países, e tem relação direta com a Covid-19, como referenda estudo realizado na própria Santa Casa pela equipe médica da pediatria, cuja pesquisa foi publicada em agosto deste ano no The Pediatric Infectious Disease, jornal oficial da Sociedade Europeia de Doenças Infecciosas Pediátricas.