Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas destaca ações que fazem do Pará exemplo na preservação ambiental

Por Carol Menezes (SECOM)
21/09/2020 14h19

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. No Pará, as ações do Governo do Estado voltadas não só à preservação, como também ao reflorestamento e ao combate ao desmatamento, tem desdobramentos que duram o ano todo e são desenvolvidas em todos os municípios - incluindo o reforço em quase 1000% para a equipe de fiscalização, dentre outras iniciativas.

"Toda data marcante e que designa um dia como o da árvore e do meio ambiente é um dia de reflexão. No caso da árvore, especificamente, nós, com toda essa demanda relacionada às queimadas e desmatamento do país, em especial na Amazônia Legal, é um dia que a gente tem que reforçar que o combate ao desmatamento ilegal e às queimadas é importantíssimo para mantermos a qualidade de vida de hoje e do futuro", explica o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O' de Almeida. 

Ele cita como centrais, ações como a criação de uma força estadual de combate ao desmatamento, do Plano Amazônia Agora, com os pilares de comando e controle, de incentivo às cadeias produtivas sustentáveis, à produtividade maior, e à eficiência, para que não se avance sobre a fronteira agrícola, sobre a floresta, o Fundo Amazônia Oriental e o programas Regulariza Pará de regularização fundiária e ambiental. 

Segundo o balanço da terceira fase da Operação Amazônia Viva, realizada no Pará entre os dias 17 e 29 de agosto de 2020, houve diminuição de 59% nas áreas estaduais, quando relacionado ao mesmo período de 2019. Também em agosto foi iniciada a primeira fase da intervenção paisagística no Parque Urbano Belém Porto Futuro, com o plantio simbólico de 22 árvores. 

"O Pará quer ser exemplo e está dando exemplo, e precisamos da colaboração de todos, da sociedade, do Governo Federal, e de instituições parceiras, sejam nacionais ou internacionais, para que continuemos nessa estratégia exitosa", reforça o titular da Semas.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.