Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Detran educa para o trânsito com abordagem lúdica na Praça da República

Iniciativa contou com a arte-educação da Rádio Margarida com o objetivo de conscientizar e sensibilizar adultos e crianças que aproveitavam a manhã na praça

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
20/09/2020 18h41

Servidora da Coordenadoria de Educação do Detran conversa com crianças que apreciaram a iniciativa com publicações educativasO Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizounhã uma programação voltada à educação para o trânsito na Praça da República, na manhã deste domingo (20). O órgão contou com a colaboração do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) em ações pela programação da Semana Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar as famílias que aproveitavam a manhã na praça.

O evento começou às 8h com os servidores da Coordenadoria de Educação do Detran interagindo com os frequentadores da Praça da República de modo educativo a partir de abordagens lúdicas e informativas, sempre que possível, junto a quem passava pela frente do Theatro da Paz.

Engenheiro de Segurança no Trabalho, Nelci Lima foi uma das pessoas abordadas com a ação  educativa e elogiou a proposta. Para ele, trabalhar a conscientização das pessoas sobre práticas seguras que protejam a vida delas e dos outros é fundamental e de extrema necessidade.

A programação que esteve neste domingo (20) na Praça da República seguirá para os bairros do TerPaz, de 21 a 25 desta semana"O que a gente percebe hoje no trânsito é que as pessoas deixaram de ter um comportamento ético em função do seu próprio benefício, próprio egoísmo. Porque se a pessoa pensar que ela tem direito, mas o outro também tem, ela não vai querer fazer ultrapassagem perigosa, correr mais pra chegar na frente dos outros", comentou Nelci Lima. 

A iniciativa também foi pensada para ser acessível para as crianças. "Ontem, estivemos no Parque Porto Futuro, fazendo essas ações educativas em parceria com a Secult. As ações são voltadas para o lúdico, com os arte-educadores e hoje estamos realizando a mesma programação", afirmou Isabella Mesquita, coordenadora de Educação do Detran. 

Além da entrega de material educativo, os palhaços do Centro Artístico Cultural Belém Amazônia - Rádio Margarida apresentavam jogos teatrais e de interações o propósito de alertar pais e filhos sobre um trânsito mais seguro.

''Perceba o risco. Proteja a vida''

O evento do Detran contou com o projeto "Perceba o riso. Proteja a vida!", da Rádio Margarida, que aborda de forma fácil e descontraída assuntos de relevância para a segurança viária, como o consumo de álcool, uso do celular ao volante, uso do cinto, cadeirinha, atenção na via e cuidados no interior no veículo. 

No diálogo com o público a preocupação com o momento de pandemia. Os arte-educadores procuram reforçar a importância do uso de equipamentos de segurança e cuidados voltados aos ciclistas e motociclistas, assim como entregadores de aplicativos.

"É uma forma de estarmos conversando e fazendo uma sensibilização para essas questões da vida no trânsito", comentou sobre o trabalho na praça, a coordenadora da Rádio Margarida, Eugênia Melo. 

Louise Cravo, analista de recursos humanos, participou de uma das abordagens lúdicas realizadas pelo grupo enquanto estava com a família na praça. "Sobre a campanha, é uma questão muito boa: conscientização. Acho que deveria acontecer toda a semana, conscientizando jovens e adultos. É muito legal que o Detran esteja com essa parceria com a Secult, divulgando e conscientizando o pessoal. Foi realmente bem interessante". 

A programação segue entre os dias 21 e 25 de setembro, nos bairros que fazem parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado: Guamá, Terra Firme e Jurunas, em pontos em que o fluxo de veículos é intenso.

*Com colaboração de Esther Pinheiro.