Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO PONTO TURÍSTICO

Porto Futuro completa um mês de funcionamento neste sábado (19)

Por Josie Soeiro (SECULT)
18/09/2020 17h38

Um dos mais novos espaços públicos da capital paraense completa um mês de abertura neste sábado (19). O grande movimento no Parque Urbano Belém Porto Futuro revela que o local, gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), já ganhou o coração dos belemenses. Para celebrar a data, no domingo (20) será realizado o Porto Musical, com os músicos da Amazônia Jazz Band, Edgar Matos (teclado) e Josibias Ribeiro (trombone), e a participação especial da cantora Gigi Furtado. A ação acontece das 18h às 20h e a entrada é gratuita.

Além das pistas de corrida e ciclismo, playground, lagos, área de alimentação, amplo estacionamento, bicletário e academia ao ar livre, o equipamento tem dois espaços que se destacam por serem os mais acessados pelo público: a área Pet e o Balé das Águas. 

A área destinada ao lazer dos animais de estimação traz tubos e obstáculos em um ambiente cercado, que permite práticas de adestramento e diversão para os bichinhos. O passeio com os pets no Parque é permitido desde que os animais utilizem coleira e focinheira, no caso de animais de grande porte, além dos itens para o recolhimento de fezes. Na área pet o uso da coleira é facultado, mas o bichinho de estimação precisa ser acompanhado pelo tutor ou tutora. 

Outro ambiente que tem feito sucesso, principalmente entre as crianças, é o Balé das Águas. Um espaço onde é possível se refrescar durante a visita, com banho em jatos de água projetados do piso. A aposentada Rita da Silva, natural de Tomé Açu, visitou o local pela primeira vez em companhia dos netos, que aproveitaram para se refrescar no espaço. “Achei tudo muito bonito, organizado e nunca imaginei um local como esse. Eles estão se divertindo tanto que não tem nem problema em levar eles molhados pra casa. Dá gosto de ver”, comenta a visitante. 

Desde que foi repassado ao Estado pela Companhia Docas do Pará (CDP), o equipamento administrado pela Secult vem recebendo diversas intervenções de melhorias. A primeira delas foi deixar o espaço mais verde com o plantio de árvores, que integram um projeto de arborização feito em parceria com mais de 20 entidades empresariais. Atualmente, a área de pouco mais de 36.000m² já conta com 114 árvores plantadas. 

Ao longo deste mês, a Secult também tem trabalhado na sinalização visual dos espaços, como pintura indicativa das ciclofaixas, pistas de corrida, além do investimento em materiais e equipe de manutenção e segurança, que conta com mais de 20 colaboradores.

E para deixar o ambiente ainda mais alegre e harmonioso, a Secretaria de Estado de Cultura também lançou no último sábado (12) o Porto Musical, uma ação que leva música ao palco do Parque Urbano Belém Porto Futuro, com show gratuito de instrumentistas da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Os concertos são realizados por duos ou trios de artistas, com músicas clássicas e populares.

Expansão – Agora, o Governo do Estado, por meio da Secult, Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), segue trabalhando no planejamento para a entrega da segunda e terceira fase do Parque Porto Futuro, que vai ampliar o complexo portuário de grande valor histórico e arquitetônico tombado pela Secult. O planejamento prevê espaços para exposição de artesanatos, centro de convenções, museu sensorial do Círio e um museu de arte contemporânea.

Serviço
Porto Musical com Amazônia Jazz Band e Gigi Furtado
Data: 20/09 (domingo)
Horário: 18h às 20h
Entrada gratuita