Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

Seplad realiza audiência pública online da LOA com participação direta da população

Secretária de Planejamento de Administração, Hana Ghassan disse que o orçamento de 2021 dá prioridade a investimentos para o Estado, que geram emprego e renda

Por Luana Taveira (COSANPA)
18/09/2020 13h13

A secretária Hana Ghassan (c), com Brenda Maradei, Ivaldo Ledo, Josinélya Tavares e Nazaré Nascimento, durante a audiência onlineO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou nesta sexta-feira (18), uma audiência pública online sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), através dos canais digitais da secretaria, com a participação da população. 

O evento foi conduzido pela titular da Seplad, secretária Hana Ghassan, juntamente com o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Ivaldo Ledo; a secretária adjunta de Gestão e Modernização Administrativa, Josinélya Tavares; e as diretoras de Orçamento, Nazaré Nascimento e de Planejamento, Brenda Maradei.

Durante a audiência, foram apresentadas as obras do governo em andamento por todo o Pará, pois mesmo durante a pandemia os serviços não foram paralisados, a exemplo de ampliações nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana.

A população participou diretamento da audiência, com o envio de sugestões e questionamentos, respondidos ao vivo, por meio do canal criado pela Seplad, em seu site. As respostas estão registradas e podem ser conferidos nas redes sociais da Seplad.

“A contribuição da sociedade é muito importante para a construção de um orçamento que atenda os anseios de todos. Esse ano trazemos um orçamento conservador, que prioriza um maior volume de investimentos para o Estado, pois são eles que geram emprego e renda, além de atender as demandas da sociedade”, enfatizou Hana Ghassan, titular da Seplad.

“Para 2021 teremos um orçamento, com mais investimentos na área da saúde e da educação, o que é muito importante para alcançar o desempenho que queremos no Pará, e todo o aumento de receita será utilizado em mais melhorias”, completou Ghassan.

Com uma previsão de receita de R$ 30,9 bilhões para 2021, áreas como de infraestrutura, pavimentação e manutenção de estradas, mobilidade urbana, saneamento, além da educação, saúde e segurança, serão obras prioritárias, para melhor atender à população.

O Pará é um dos estados que mesmo em meio à crise fiscal e econômica, tem conseguido manter a máquina pública funcionando, pagando pontualmente os servidores, com esforço e compromisso para não deixar de atender as áreas finalísticas, visto que é imperativo trabalhar na diminuição das desigualdades regionais e sociais.

LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o dispositivo que estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a previsão de arrecadação. O objetivo da LOA, que resulta no Orçamento Geral do Estado, é o de concretizar as metas propostas no PPA, segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Todos podem continuar enviando a sua contribuição através do site da Seplad. Clique aqui para participar.