Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar promove palestras sobre saúde mental

Colabodores discutem importância de se manter bem de saúde para servir os pacientes, conforme tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, nesta quinta-feira (17)

Por Joelza Silva (HJB)
16/09/2020 15h00

Palestra no Hospital Jean Bitar nesta quarta-feira (16) abordou a importância da saúde mental do colaborador na segurança do pacientePara debater sobre a saúde do trabalhador com ênfase na saúde mental, o Hospital Jean Bitar (HJB) promoveu nesta quarta-feira (16) um debate junto a seus colaboradores, a partir de palestras sobre “A importância da saúde mental do colaborador na segurança do paciente". A ação, nesta manhã e agora à tarde, integra a programação da Semana de Segurança do Paciente, promovida por toda esta semana, pela unidade.

As palestras reforçam o quanto é importante que os profissionais de saúde estejam bem, para que o trabalho seja realizado com qualidade e segurança, visando o bem-estar de usuários e trabalhadores da instituição.

“É de grande importância a abordagem do tema saúde mental, visto que, muitas vezes, o colaborador se encontra sob grande sofrimento emocional - em alguns casos, sem apresentar indícios - o que pode afetar negativamente o desempenho no trabalho e trazer riscos ao usuários decorrentes de uma assistência inadequada”, destacou a palestrante, a psicóloga clinica do HJB, Anne Gonçalves. Ela pondera que falar sobre o assunto pode encorajar o profissional a pedir ajuda. 

Na palestra foram abordados aspectos ligados à saúde mental e trabalho, a partir da demonstração de um caso fictício de um profissional em sofrimento psíquico. A intenção era de que os colaboradores pudessem visualizar com riqueza de detalhes o tema proposto. 

Além disso, os colaboradores tiveram a oportunidade de refletir sobre atitudes geradoras de bem-estar e de qualidade de vida. "Temos que cuidar da nossa saúde mental para conseguirmos nossas metas diárias. Prestar um atendimento de qualidade aos nossos usuários é a nossa nossa principal meta aqui no HJB. É muito importante cuidar da nossa saúde mental para conseguir atingir essa meta, não podemos nos esquecer de cuidar da nossa base, que é a nossa saúde mental. A palestra da nossa psicóloga nos trouxe bastante informação sobre como devemos fazer para mantermos nossa mente saudável", ressalta a assistente social, supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Mabelle Pereira.

Durante a palestra, o tema “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio, em âmbito nacional, também foi destacado, com a indicação de serviços de apoio psicológico na rede pública.