Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUTIVIDADE

Sedap incentiva manejo do pirarucu no Baixo Amazonas

Por Camila Botelho (SEDAP)
15/09/2020 14h54

Para uma maior valorização do pirarucu, que é o maior peixe de escama de água doce do mundo e corre risco de extinção, a Secretaria de Desenvolvimento Estadual Agropecuário e da Pesca (Sedap) está colaborando com a campanha realizada pela Sapopema, Sebrae e Colônia de Pescadores Z-20 e apoiada por Mopebam, Ufopa, Semap, CPP, EII e Tinker de manejo de pirarucu.

O manejo dessa espécie pretende assegurar à conservação dos ecossistemas, envolvendo uma organização comunitária, vigilância dos ambientes aquáticos, estabelecimento de regras de uso dos recursos, realização de levantamento dos estoques, pesca sustentável e comercialização. 

O Coordenador Regional da SEDAP em Santarém, Alisson Castro, disse que o papel da Secretaria é de tentar promover com a estrutura que são as piscinas para fazer o mostruário com o pirarucu, além de promover feiras para realizar a valorização do peixe, também recordou do festival do pirarucu que é realizado anualmente na comunidade Santa Maria do Tapará e não ocorreu esse ano por conta da pandemia.

Castro ainda resalta a importância da Secretaria no trabalho que é feito antes da pesca, que é a própria vigia dos lagos que se intensifica ao longo de 12 meses onde é feito o trabalho de contagem manualmente. “Ano passado, foi feito um curso de filetagem para começar a vender outro tipo de produto além da manta e curso de boas práticas de manipulação de alimento”.

O gerente regional do Sebrae, Michel Martins, reforçou “O projeto tem essa dimensão de que nós possamos divulgar e levar o conhecimento de que o peixe de manejo é diferente do peixe de cativeiro. O próximo avanço é nesse direcionamento. O pirarucu de manejo é diferenciado e os diferenciados tem um valor de agregado”, finalizou.