Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVOS SERVIDORES

Turmas de agentes de trânsito iniciam formação no Iesp

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/09/2020 16h44

Mais um passo foi dado para aprimorar a segurança pública no Estado, desta vez com o processo de formação de 237 alunos do curso de agentes de fiscalização de trânsito do concurso C-177. As aulas realizadas no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) iniciaram nesta segunda-feira (14) e seguem até o mês de novembro. Para se adequar a nova realidade ocasionada pela pandemia do coronavírus, novas condutas foram adotadas. 

Anterior à pandemia, os alunos estavam divididos em oito salas, com capacidade para até 35 alunos, cada. Hoje o número de salas de aulas aumentou para 14. Na entrada da instituição há a verificação da temperatura e ao longo do prédio e nas salas de aula há a disponibilização de álcool 70%. Protetores faciais no modelo face shield também foram distribuídas a todos os alunos. “Nós tivemos que fazer uma readequação na carga-horária, que aumentou os custos em 30%, reduzimos o número de pessoas por sala e ampliamos o número de turmas para oferecer qualidade no ensino, sem deixar de lado a proteção”, explicou o diretor do Iesp, Coronel Antônio Bentes. 

O titular da Segup, Ualame Machado esteve em cada turma para participar da aula inaugural. “Cada um de vocês sabe o tempo que foi necessário para se dedicar aos estudos para hoje estarem aqui. Nessas salas de aulas são formados os profissionais que atuam nas mais diversas áreas da segurança, seja na polícia militar, civil ou bombeiro militar. Nós já estávamos planejando há um bom tempo o início das aulas, que hoje está sendo possível. A segurança pública do nosso Estado precisa de vocês para somar ao trabalho já realizado e assim continuarmos seguindo em frente com o trabalho que vem sendo desenvolvido”, disse. 

Recomeço - O retorno das aulas no Iesp foi possível após publicação, em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE), no mês de agosto, das determinações que dizem respeito a cursos livres, técnicos e das áreas de Saúde e Segurança, especificamente. O decreto permite aulas presenciais em qualquer curso da área da Segurança, inclusive naqueles promovidos pelo Iesp, em cursos técnicos de nível médio e cursos livres, sempre respeitando o uso de máscara e o cumprimento das medidas obrigatórias de segurança nos ambientes.

O aluno Fernando Neto é de Marabá e estava aguardando o início das aulas. “Estou com muita expectativa para que o curso ocorra de forma serena e que não seja interrompido. Aqui todas as condições de segurança foram dadas, como o protetor fácil, tem o álcool em gel, logo na entrada tem a verificação da temperatura, além do distanciamento que está sendo cumprido”, afirmou. 

IESP - O Instituto de Ensino de Segurança do Pará é uma unidade de ensino com gestão e autonomia administrativa, mantida pela Segup. A instituição foi criada em novembro de 1999, tem como finalidade promover a formação e a qualificação de profissionais dedicados às atividades de proteção dos cidadãos, à segurança e a riscos coletivos. Compõem o Instituto as academias de Bombeiros Militar (ABM), de Polícia Militar (APM) e de Polícia Civil (ACADEPOL).