Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEI SECA

Operação Independência fez mais de 1,1 mil autuações de trânsito no feriado prolongado

Número de ocorrências foi quase o dobro do registrado no ano passado e o comportamento de risco é a marca registrada das infrações este ano e no anterior

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
09/09/2020 14h18

Conduzir motocicleta sem capacete, ultrapassar em local proibido pela sinalização, transitar em rodovia com farol apagado e conduzir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação. Essas foram as principais infrações de trânsito cometidas pelos condutores de veículos durante o feriado prolongando de 7 de setembro.

Nesse periodo, o Departamento Estadual de Trânsito promoveu a Operação Independência, voltada à fiscalização para garantir o cumprimento da Lei Seca. Foram registradas 1.128 autuações durante a operação, que teve início na sexta-feira (5) e terminou na última terça-feira (8). Foram mobilizados mais de 180 agentes de trânsito para o trabalho em Mosqueiro, Salinas e Barcarena.

Nos demais municípios e balneários do Estado, a fiscalização teve o apoio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). 

No mesmo período do ano anterior, o Detran registrou 613 autuações, entre as quais as mais frequentes foram veículo com o licenciamento anual em atraso; conduzir motocicleta sem capacete; conduzir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação e desobediência à ordem de agente de trânsito. 

Diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia também atribui o aumento de ocorrências à intensificação da fiscalização da Lei Seca e ao trabalho dos agentes nas vias.

"Tivemos 88 casos de alcoolemia, dos quais 15 resultaram em prisão. Nós trabalhamos em 22 municípios, o que representa cerca de 70% em relação ao ano de 2019. E no número total de acidentes nos municípios em que trabalhamos, não tivemos nenhuma fatalidade, o que entendemos ser um sucesso", explica.  

O Detran também reforçou a fiscalização em relação aos comportamentos de risco no trânsito. Na PA-391, que liga Belém a Mosqueiro, por exemplo, houve mais de 700 autuações por excesso de velocidade.

Na rodovia BR-316, onde o trabalho foi intensificado para melhorar os fluxos de saída e entrada na cidade, houve 16 acidentes com cinco vítimas, nenhuma delas fatal. No ano anterior, na mesma época, foram 57 registros e uma vítima fatal.

*Colaboração: Esther Pinheiro