Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AULA INAUGURAL

Governo inicia curso de Enfermagem para 50 estudantes em Curuçá

Com o Projeto Forma Pará, Estado e a rede de parceiros oferecem ensino superior a pessoas nos municípios onde residem

Por Fernanda Graim (SECTET)
08/09/2020 18h44

Aula inaugural do curso de Enfermagem

"Nunca imaginamos que teria um curso desta proporção aqui no município". A afirmação é da estudante de Curuçá, município do nordeste paraense, Lia Silva que, na manhã desta terça-feira (8) participou da aula inaugural do curso de Enfermagem, oferecido por meio do Projeto Forma Pará no município, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Os calouros passaram por processo seletivo especial em fevereiro deste ano, a fim de preencher as 50 vagas oferecidas, das quais 39 foram ocupadas por moradores de Curuçá e as demais por pessoas residentes em municípios das proximidades. Para eles, foi uma oportunidade ímpar poder fazer um curso superior sem sair de perto da família.

"É uma oportunidade única de crescimento, tanto pra comunidade quanto para nós, que poderemos contribuir para o município", ressaltou a estudante Lia Silva. Quem concorda com ela é a colega de turma Jaqueline Santos que, durante o evento, também comemorou o fato de fazer a sua primeira graduação perto de casa. "É um sonho realizado. Pretendo continuar atuando na região para contribuir com o município, pois este curso é esperado há muitos anos", disse.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy (em pé), participou da cerimônia

Expansão de vagas - O “Forma Pará” foi lançado em agosto de 2019. É um projeto que possibilita a união entre Governo, Instituições de Ensino Superior (IESs), Prefeituras e Associações Municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios que não possuem polos de universidades públicas ou onde não haja a oferta de determinado curso.

A meta do Projeto é ofertar 80 turmas, com uma média de 50 vagas cada, distribuídas por mais de 40 municípios, o que permitirá a formação de cerca de 4 mil novos profissionais no período de quatro anos. Assim, o “Forma Pará” promove o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do Estado, com a ampliação da mão de obra qualificada conforme as demandas dos próprios municípios.

Para o secretário Municipal de Educação, Deusdete Júnior, é uma maneira também de levar esperança à população. "Isso fortalece e começa a dar uma nova esperança para quem não tem a oportunidade de estudar fora", destacou.

Durante a cerimônia, o titular da Sectet, Carlos Maneschy, lembrou que o Pará ainda tem um déficit grande de vagas no ensino superior, o qual o governo estadual vem trabalhando para diminuir. "Claro que temos um limite. O que fazemos é pouco diante do déficit, mas é muito diante do que já foi feito", observou.

O secretário destacou ainda que o principal resultado dos cursos do Projeto Forma Pará é o fato de oferecer novas oportunidades e mudança de vida à população dos municípios em que os cursos são oferecidos. "O aspecto principal daquilo que é o simbolismo deste evento é o de permitir a jovens que eles possam transformar suas vidas e dos que estão a sua volta. Certamente, ao fazerem isso, irão promover muito mais oportunidades de desenvolvimento, justiça social, liberdade e, ao fim, felicidade pra muita gente", concluiu Carlos Maneschy.

Parcerias - O projeto já conta com a parceria de todas as IESs públicas: Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). O município de Curuçá já recebeu pelo "Forma Pará" o curso de Serviço Social, oferecido pela UFPA, e agora o de Enfermagem, tendo a Uepa como executora.

Participaram da aula inaugural, na Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Guimarães Macedo, os secretários municipais de Educação, Saúde, Administração e de Finanças; o chefe de gabinete da Prefeitura de Curuçá; a coordenadora dos cursos da UFPA e da Uepa na região; representantes da coordenação do curso de Enfermagem, da Governadoria do Estado, do Conselho Regional de Enfermagem; o prefeito de Benevides e o deputado estadual Jaques Neves.

Editais - Os editais com a oferta de vagas do "Forma Pará" em mais nove municípios foram publicados na última sexta-feira (4), no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização dos processos seletivos.

O período de inscrições começa nesta quarta-feira (09). As informações sobre cursos e municípios que os receberão podem ser conferidas em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316