Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Militares doam sangue em alusão ao 7 de Setembro

Voluntários pertencem ao grupo Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
04/09/2020 13h32

Parceria resultou na coleta 30 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 120 pacientesO Hemonúcleo de Abaetetuba recebeu um grupo de doadores voluntários do Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro, nesta sexta-feira (4). A mobilização faz alusão ao Dia da Independência do país, comemorado na próxima segunda (7).

“Nosso sentimento é de gratidão, pois certamente essa parceria contribui de modo positivo para que nosso banco de sangue esteja abastecido”, ressaltou Alana Cruz, gestora do Hemopa Abaetetuba.

A parceria com o Tiro de Guerra do Exército resultou na coleta 30 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 120 pacientes da rede hospitalar da região nordeste do Estado. A expectativa é que, na semana que vem, outros militares estejam aptos à doação.

"Estamos realizando a nossa terceira doação este ano, para que nossos atiradores possam exercer essa atividade de cidadania, podendo ajudar o banco de sangue do Hemopa e também estender a mão amiga do Exército Brasileiro para àqueles que precisam de uma bolsa de sangue", destacou o sub-tenente Samuel, chefe da instrução do Tiro de Guerra, em Abaetetuba.

Os militares também marcaram presença no Hemocentro de Belém. O soldado Nascimento já é doador há 3 anos e acredita que esta é uma ação humanitária. “Entendemos que é algo de extrema necessidade a doação de sangue, sabemos que pode salvar vidas. Estamos aqui para ajudar a sociedade”, destacou. 

7 de Setembro

Na próxima segunda-feira (7), apesar do feriado em comemoração à Pátria, a Fundação Hemopa vai realizar coleta de sangue em Belém e Marabá. Em Belém, será na unidade Castanheira, no km 1 da BR-316. O atendimento será de 7h30 às 17h. Já no Hemopa Marabá, o atendimento será de 7h30 às 13h. 

Quem pode ser um doador – O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a recuperação para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, deve esperar 14 dias após o contato.

Serviço: 

A unidade de coleta de sangue do Shopping Castanheira fica na rodovia BR-316, km 1 – Acesso do Pórtico Metrópole.

O Hemocentro de Marabá fina na Rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n (Agrópolis do Incra).