Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

“Abre Caminho”: governo do Estado lança plano de retomada do turismo

Ações visam garantir a geração de emprego e a melhoria das receitas de empreendimentos

Por Larissa Noguchi (SECOM)
04/09/2020 11h41

Com o intuito de alavancar a atividade econômica do turismo, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou o plano “Abre Caminho”. A iniciativa visa retomar os negócios no atual cenário da pandemia do novo coronavírus, com diferentes protocolos sanitários de reabertura dos estabelecimentos.

Com a parceria das prefeituras, iniciativa privada e outras secretarias, o objetivo é aumentar a receita dos empreendimentos turísticos. “O 'Abre Caminho' foi criado com foco na recuperação da atividade econômica do turismo. Por isso, foram elaborados mecanismos que visam garantir competitividade e aumentar a demanda e a receita dos empreendimentos turísticos, para que eles possam manter e gerar empregos, renda e continuar a tendência de crescimento da atividade turística”, explica André Dias, titular da Setur.

De acordo com a Setur, diante do cenário da Covid-19 e as medidas de prevenção, muitas empresas não registraram faturamento nos meses de abril e maio, algumas inclusive chegaram a encerrar as atividades. Outro dado revela que 39% dos empresários buscaram a redução de seus preços como alternativa para garantir algum faturamento no período.

Ações - O Plano “Abre Caminho” oferece a estrutura de base com orientações técnicas e ações de qualificação, promoção e divulgação dos destinos, para alcançar o padrão adequado de atendimento ao visitante.

Entre as ações estão as capacitações da rede turística, verificação das medidas de higiene e normas de segurança à saúde e protocolos, as campanhas digitais para a divulgação dos destinos em todo o Pará e participação de eventos institucionais, além de programas de crédito que estão em andamento. 

Para Miriam Cristina Giubinna, paulistana que já tem o Pará como destino há 9 anos, as medidas de segurança e higienização precisam ser verificadas já que ainda é necessário cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde. “Já tenho em mente os locais que irei; e já estou me preparando para a hospedagem segura com o máximo de higiene. Entrei em contato com o hotel e eles me informaram o protocolo que estão seguindo”, ressalta a turista.

Para ficar por dentro de todas as ações do Plano "Abre Caminho", clique aqui.

NÚMEROS

O Pará recebeu em 2019, de acordo com dados levantados pela Setur, mais de um milhão de turistas. Foram mais de 120 mil turistas internacionais e 920 mil turistas nacionais. A receita, em real, gerada pelos turistas que vieram ao Pará, no mesmo ano, foi de R$ 720 milhões.