Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENFERMAGEM

Alunos do Projeto Forma Pará assistem à aula inaugural em Curuçá

Foram 50 vagas ofertadas para moradores do município do nordeste paraense

Por Fernanda Graim (SECTET)
04/09/2020 11h11

A próxima terça-feira (8) ficará registrada na lembrança de 50 futuros enfermeiros residentes de Curuçá no nordeste paraense. É que será realizada a aula inaugural do curso de enfermagem no município, ofertado por meio do Projeto Forma Pará, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Os alunos ingressaram no curso por meio de processo seletivo especial, realizado em fevereiro deste ano. Na ocasião, 977 estudantes disputaram as 50 vagas, uma demanda de 19,54 candidatos por vaga. A prova foi composta por 35 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Cada questão correta valia um ponto. Para não ser eliminado, o candidato deveria acertar pelo menos 20% das questões. O edital previa ainda bônus de 10% sobre a pontuação da prova objetiva dos candidatos que tivessem cursado pelo menos um dos anos do ensino médio no município.

Forma Pará

O Forma Pará foi lançado em agosto de 2019 e é um projeto que possibilita a união entre Governo, Instituições de Ensino Superior (IESs), prefeituras e associações municipais, no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do Estado que não possuem polos de universidades públicas ou onde não exista a oferta de determinado curso.

A meta do Projeto é ofertar 80 turmas com uma média de 50 vagas cada, distribuídas em mais de 40 municípios, o que permitirá a formação de cerca de 4 mil novos profissionais no período de quatro anos. Assim, o Forma Pará promove o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do Estado com a ampliação da mão de obra qualificada conforme as demandas dos próprios municípios.

A primeira fase do Forma Pará ofertou vagas em 10 turmas que iniciaram as aulas em setembro de 2019 e mais 10 que começaram em janeiro de 2020, totalizando 20 turmas. De acordo com as informações colhidas pela coordenação do projeto, a taxa de evasão das turmas iniciadas em setembro do ano passado, até o momento, é de apenas 3,64%. No último dia 25 de agosto, o Governo do Pará lançou a segunda fase do projeto que garantiu o oferecimento de mais 1200 vagas. Com o lançamento desses novos cursos, o Forma Pará já contempla 30 municípios e 2 distritos no total. 

O projeto já conta com a parceria de todas as IESs públicas como parceiras, sendo elas: Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). O município de Curuçá já recebeu pelo projeto Forma Pará o curso de serviço social, sendo executado pela UFPA, e agora o de enfermagem, tendo a Uepa como a executora.