Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA

Detran vai reforçar fiscalização durante o feriado de 7 de setembro

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/09/2020 18h02

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai aumentar a fiscalização nas estradas do Pará durante o feriado prolongado de 7 de setembro. A Operação Independência 2020 inicia nesta sexta-feira (4) com mais de 180 agentes envolvidos, que terão como foco garantir o respeito à Lei Seca.

Em vigor desde 2008, a Lei Seca objetiva inibir a ingestão de bebida alcoólica entre os condutores de veículos. A política é de tolerância zero, levando em consideração a margem de erro do etilômetro, que vai até 0,04 mg/l. Portanto, quando a concentração de álcool no ar soprado no aparelho atinge a marca de 0,05 mg/l até 0,33 mg/l os motoristas incorrem em infração de trânsito e são multados em R$ 2.934,70, valor que dobra se o condutor for flagrado novamente dentro de um ano. A lei prevê, ainda, outras punições, como o recolhimento da habilitação e do veículo. Por outro lado, já é considerado crime se o etilômetro apontar uma concentração igual ou maior que 0,34 miligramas por litro de ar expelido. Nesse caso, é dada a voz de prisão em flagrante delito e o indivíduo é conduzido à presença da autoridade policial.

A operação será realizada em parceria com as Polícias Civil e Militar em Salinas, Mosqueiro e Barcarena. Em Bragança e nos demais municípios do Estado, a fiscalização será reforçada com o apoio das 50 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Além da concentração nas principais praias do Estado, o trabalho será intensificado na rodovia BR-316 para garantir fluidez e segurança no trânsito e, assim, evitar acidentes.

“Direção e bebida não combinam, por isso, durante toda a fiscalização os agentes estarão atentos para orientar os condutores e autuarem os motoristas que estejam eventualmente dirigindo sob a influência de álcool ou cometendo outras infrações que coloquem em risco a vida das pessoas”, afirma o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

No ano passado, a operação do Detran durante o feriado de 7 de setembro registrou 443 autuações, sendo as principais: deixar de manter a luz acesa em rodovias, veículo não licenciado e condução de veículo sob influência de álcool. A Operação Independência segue até a próxima segunda-feira (7).