Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRAVESSIA COM SEGURANÇA

Governo conclui instalação de três passarelas metálicas no Canal do Tucunduba

Agora, as equipes iniciam a fase de acabamento com a colocação do piso de concreto

Por Matheus Rocha (SEAC)
02/09/2020 18h09

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), concluiu nesta quarta-feira (2) a instalação de três passarelas de metal no canal do Tucunduba, em Belém. A ação faz parte das obras de macrodrenagem do canal, no segundo trecho, que vai da Rua dos Mundurucus à Rua 2 de Junho.Os operários concluíram a instalação da estrutura metálica, e agora vão trabalhar no acabamento

Nesta quarta-feira houve a instalação da passarela de metal na Rua 2 de Junho, no bairro da Terra Firme. Também já foram instaladas outras duas, nas passagens Vilhena e Santa Helena. As passarelas de metal têm 30 metros de extensão e vão possibilitar, após a entrega à população, que pedestres cruzem o canal do Tucunduba com segurança e rapidez.

A dona de casa Andreia Brito destacou a segurança e a comodidade das novas passarelasPara quem mora no local, as novas passarelas são muito bem-vindas. Segundo a dona de casa Andreia Brito, que mora há mais de 40 anos na Avenida Tucunduba, “antes era muito ruim. A gente morava na beira do canal e enchia tudo. Agora tá ficando ótimo!”. A moradora também destacou a segurança e a comodidade que as novas passarelas vão trazer aos moradores. “Antes as pontes eram de madeira. Tava toda quebrada e muita gente caía. Agora, vamos ter mais segurança”, acrescentou Andreia Brito.

Quem também garante estar feliz com o avanço das obras é a moradora Celeste Cunha, residente há 30 anos na Rua 2 de Junho. “Ficamos muito tempo esperando pelo avanço das obras. Agora é um sonho realizado. Muita gente não tinha mais esperança de que isso iria acontecer. Mas eu nunca deixei de acreditar. Vai melhorar 100%”, afirmou.A passarela sobre o Tucunduba vai garantir mais segurança para os pedestres

Avanço - Para o secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu, a instalação das passarelas metálicas marca o avanço das obras no segundo trecho do Projeto de Macrodrenagem do Tucunduba. “Hoje nós concluímos a montagem da ponte da 2 de Junho. Já estamos com três pontes, na 2 de Junho, na Santa Helena e na Vilhena. Com isso, a população será integrada. O trauma de atravessar em pontes de madeira, sem qualidade, ficou para trás”, garantiu o gestor.

As equipes da Sedop prosseguem trabalhando no acabamento das passarelas, que agora vão receber o piso de concreto. As obras no segundo trecho do canal do Tucunduba devem ser concluídas no final deste ano. As obras também prosseguem em ritmo acelerado nos outros dois trechos do projeto.

A previsão de conclusão de toda a Macrodrenagem do Canal do Tucunduba é 2022. O projeto vai beneficiar moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.