Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARAZÃO 2020

Clássicos RePa terão segurança estratégica dentro e fora do Mangueirão

Policiais civis e militares atuarão no estádio em apoio à equipe técnica e jogadores e, ao redor do Mangueirão, para evitar aglomeração entre torcidas organizadas

Por Walena Lopes (SEGUP)
01/09/2020 15h21

Mesmo sem público, segurança pública atuará para garantir o cumprimento do decreto estadual relacionado à pandemia de Covid-19Nesta quarta-feira (2) e no próximo domingo (6), acontecerão as duas partidas finais que definem o campeão estadual 2020, entre os clubes do Remo e Paysandu, no estádio do Mangueirão, em Belém.

Para os jogos ocorrerem com tranquilidade e dentro dos protocolos estabelecidos pelo decreto estadual, foi montado um plano de ação operacional com estratégias e diretrizes de segurança para as duas últimas disputas do Parazão 2020.

As partidas do campeonato estadual deste ano ocorrem sem a presença do público, por causa dos protocolos exigidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, que não permitem a aglomeração de pessoas. Apenas a equipe técnica, jogadores, dirigentes e imprensa terão acesso ao estádio. 

“Em reunião foram definidas as ações nas quais a segurança pública irá atuar. O nosso papel é o de fiscalizar o cumprimento do decreto vigente no estado, evitar pontos de aglomeração e o descumprimento dos protocolos, para garantir a segurança dos que estarão acompanhando a partida dentro e fora do estádio”, disse o coordenador do Núcleo Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel Alexander Mascarenhas.

TRÂNSITO

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fechará as principais vias de acesso no entorno do  Mangueirão, afim de evitar aglomeração e a permanência de veículos no local do evento.

REFORÇO DE AGENTES DE SEGURANÇA

Agentes da Polícia Militar estarão presente dentro do estádio dando apoio à equipe técnica e jogadores, e ainda, no entorno do estádio evitando pontos de aglomeração entre as torcidas organizadas. “Estaremos atentos à movimentação das torcidas, não somente em torno do estádio onde ocorrerão as partidas, mas também, em estabelecimentos como bares e restaurantes, a fim de evitar aglomerações e a exaltação das torcidas, pois sabemos que na realização de um clássico do nosso futebol os ânimos podem se exaltar”, afirmou o coordenador da Segup.

A Polícia Civil contará com reforço na seccional da Marambaia, e ainda, contará com uma equipe dentro do local da partida. O Corpo de Bombeiros realizará inspeções de segurança no estádio e também estará presente com uma equipe técnica para atender eventuais circunstância durante as partidas.

MEDIDAS E PROTOCOLOS

A Segup vai disponibilizar nas áreas internas do estádio, álcool 70%, pias com água, sabonetes e papel descartável. Uma equipe composta por médico, quatro enfermeiros e técnicos fará a conferência de temperatura e o monitoramento da saúde de todos os profissionais envolvidos no evento.

Todas as medidas foram elaboradas e aprovadas durante um encontro técnico  realizado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), nesta segunda-feira, 31. A reunião teve a participação de representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), além de representantes dos times do Remo e Paysandu, da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Semob e Guarda Municipal.

FINAL DO PARAZÃO 2020

A Final do Campeonato Paraense da divisão principal será disputada em dois jogos finais realizados nesta quarta-feira (2) e no próximo domingo (6), para definição do campeão de futebol estadual entre os times do Clube do Remo e Paysandu Sport Club.