Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERTIFICAÇÃO

Centro de Controle Operacional da Nova BR obedece a padrões de sustentabilidade

Obras estão avançadas no espaço que deverá gerir a operação integrada para o funcionamento do sistema BRT Metropolitano e o da capital

Por Michelle Daniel (NGTM)
31/08/2020 16h38

Prioridade à saúde dos trabalhadores é um dos requisitos observados à certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED)O Centro de Controle Operacional (CCO) concentrará a operacionalização do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano e do BRT Belém, que futuramente deverão operar de forma integrada. O CCO faz parte do projeto Nova BR e está instalado no complexo do Comando Geral da Polícia Militar, localizado na Avenida Augusto Montenegro. As obras seguem avançadas.

O prédio atende a critérios de sustentabilidade, o que trará benefícios econômicos, sociais e ambientais à região. Todas as etapas da obra cumprem as regras de sustentabilidade exigidas pela certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). 

Para obter essa certificação, que é a principal plataforma utilizada em projetos sustentáveis, a construção é acompanhada por um especialista credenciado à certificadora que constatará, em campo, se cada etapa da construção utiliza materiais e procedimentos da LEED.

Obras do CCO levam em conta o ciclo de vida do empreendimentoEntre os benefícios desse modelo de construção estão a maior eficiência e segurança e a saúde dos trabalhadores como prioridade. O objetivo é reduzir o custo operacional, aumentar a produtividade do funcionário, incentivar fornecedores com responsabilidades socioambientais e aumentar a satisfação e bem-estar dos usuários.

O modelo também leva em consideração o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção, construção e operação, até o descarte dos resíduos após a vida útil da obra. 

No Brasil, um exemplo desse tipo de construção é o estádio “Mineirão”, em Minas Gerais, onde toda água da chuva é reutilizada internamente. O estádio tem painéis fotovoltaicos para geração de energia solar. Já no Pará, o CCO será o terceiro empreendimento do tipo.