Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Comitê retoma trabalho para o enfrentamento à violência sexual no Pará

Por Cybele Puget (ARCON)
25/08/2020 14h10

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, composto por representantes de órgãos do governo do Estado e organizações não governamentais (ONGs), reuniu nesta terça-feira (25), no auditório da Arcon, em Belém. O Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat, conduziu a assembleia que teve com o objetivo revisar as ações e prioridades que farão parte do plano estadual de enfrentamento à violência infanto-juvenil, em concordância com o orçamento do Plano Plurianual atual.

O grupo de trabalho retoma as discussões após análise da consultoria feita sobre a realidade do Estado. Esta foi a segunda reunião do grupo de trabalho neste ano atípico por conta da pandemia. “Estamos trabalhando para a criação de políticas públicas que sejam efetivas na preservação da garantia dos direitos da criança e do adolescente, com o fortalecimento da rede de proteção que envolve os órgãos do Governo do Estado e da sociedade civil”, explica o Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat. 

O comitê vai atuar de forma integrada com ações de prevenção envolvendo 14 órgãos do governo, dentre eles: Policia Civil, Secretaria de Educação do Estado (Seduc), ParáPaz, Secretaria de Esporte e Lazer – Seel  e outros.

A assistente social Sérgia Travassos, representante do Centro de Defesa da Criança e Adolescente República de Emaús (Cedeca), ficou satisfeita com o quórum da reunião para discutir o plano estadual de enfrentamento. “A reunião foi produtiva com a presença de vários órgãos de atendimento e prevenção. Foi um diálogo positivo, para que o  plano seja  efetivamente  colocado em prática e as ações possam   beneficiar a criança e o adolescente”, anseia.  

O tenente coronel Jorge Aragão, da Diretoria de Prevenção da Violência da Segup (Diprev), integra a coordenação do grupo de trabalho para revisão do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e revela  o compromisso dos órgãos de segurança do Governo do Estado neste grupo de trabalho. “Estamos engajados com as polícias civil,  militar e o corpo de bombeiros para verificar a dimensão das ações do comitê, para que o plano seja executado com base na capacidade orçamentária do Plano Plurianual", revela.

A próxima reunião do comitê será no dia 08 de setembro, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup).