Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSUMO

Governo do Estado começa a instalar novos hidrômetros em Belém

Ação faz parte da obra de substituição de redes antigas de Belém. Ao todo, 150 mil hidrômetros serão instalados.

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
24/08/2020 09h03

Trabalho de instalação começará na área do 5º setor de abastecimento que atende os bairros Marco, Souza e Curió-UtingaA partir desta segunda-feira (24), o governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), inicia mais uma etapa da obra de substituição das redes antigas de Belém: a instalação dos novos hidrômetros para micromedição do consumo nas residências.

As instalações começarão pelas travessas Lomas Valentinas e Mauriti, e avenidas Duque de Caxias e Almirante Barroso, na área do 5º setor de abastecimento que atende os bairros Marco, Souza e Curió-Utinga. Todos os trechos que sofrerem intervenções por conta das instalações serão devidamente recompostos. 

O aparelho permite medir o consumo de cada morador e é a forma mais justa de cobrança, já que o consumidor paga apenas pelo que consome. 

O parelho mede o consumo de cada morador“O serviço consiste na instalação de novos ramais prediais onde já houve a substituição de redes de cimento amianto, já está com a rede em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e com as interligações concluídas. Os ramais também serão feitos em material PEAD, que tem uma duração maior do que o PVC, visto que ele utiliza menos conexões, pontos mais frágeis para vazamentos. O PEAD utiliza o mínimo de conexões possíveis e todas são com compressão, ele é de rápida e fácil instalação, e o material é mais resistente, o que diminuirá as chances de vazamentos”, explicou Tatiana Costa, engenheira da Cosanpa responsável pelo acompanhamento da obra. 

Primeiramente, serão instalados os novos ramais e em seguida, os novos hidrômetros. O contrato prevê 150 mil hidrômetros, regularizados pelo Inmetro, que é o órgão que atesta a qualidade do material.

A Cosanpa instalará em Belém 150 mil hidrômetros, todos regularizados pelo Inmetro

Além disso, o projeto contempla macromedidores, que são equipamentos que controlam as redes grandes. Com isso, de acordo com a engenheira, será possível controlar melhor o sistema de água e identificar vazamentos mais facilmente para agir de forma rápida.

“Vamos identificar mais facilmente vazamentos, porque faremos o cálculo da quantidade de água que está sendo enviada para o setor, quanto cada imóvel daquela área está consumido e se a conta não bater, é sinal de vazamento no caminho. Também será mais fácil identificar ligações clandestinas”, garantiu Costa.