Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran institui Comissão de Análise de Dados do projeto Segurança Viária

Projeto trabalha o fortalecimento da fiscalização do tráfego rodoviário e integra iniciativa internacional aprovada pelo Fundo das Nações Unidas (ONU)

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
21/08/2020 14h27

Detran investe em capacitação para aprimorar, com base em práticas internacionais, as fiscalizações de trânsito em todo o EstadoO Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Cetran/PA) instituiu a Comissão de Análise de Dados do projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil, nomenclatura em inglês que pode ser entendida como "Fortalecimento da fiscalização do tráfego rodoviário no Brasil". Coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), o projeto, aprovado pelo Fundo das Nações Unidas (ONU), objetiva promover segurança viária fortalecendo a fiscalização no tráfego. A portaria que institui a comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (21).

Formada por nove instituições sob a presidência do Detran, a Comissão terá como principal atribuição analisar os dados de mortalidade e morbidade no trânsito do Pará, considerando os indicadores, linha de base e referências estabelecidas e aprovadas pela ONU.

A Comissão também produzirá boletins mensais e relatório ao Projeto. O Detran informa que a composição desses dados terá como ponto de partida os índices de mortalidade referentes a 2018, conforme prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A partir dessa base de dados será construída a projeção para os próximos anos. 

A composição dos membros, bem como as tratativas sobre a apresentação do Plano de Trabalho, serão informadas no próximo dia 25, em reunião do Conselho Estadual de Trânsito. Integram a comissão a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiro Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto), além do próprio Detran. 

O diretor geral do órgão, Marcelo Guedes considera o projeto fundamental para a consolidação do Pnatrans até 2028. “Com este formato inovador de capacitação, baseado nas melhores práticas internacionais, temos como objetivo aumentar a visibilidade e frequência das operações de fiscalização de trânsito em todo o Estado”, destaca.

Guedes destaca ainda que no Pará a instituição da Comissão de Análise é um diferencial inovador no projeto, não existente nos demais países selecionados pela ONU. “Trata-se de um novo olhar para a capacitação técnica e de uma nova forma de monitorar o efeito da cultura da fiscalização no trânsito”, completa.