Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz em Marituba completa um ano com mais de 29 mil atendimentos

Programa Territórios pela Paz renova esperanças e garante direitos de cidadania no bairro Nova União

Por Paulo Garcia (SETRAN)
21/08/2020 10h54

Várias ações foram realizadas nesse período: antes da pandemia alunos participaram de programação da Secretaria de Comunicação

No dia 21 de agosto de 2019 as ações do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) chegaram no bairro Nova União, em Marituba, marcando a entrada das políticas públicas de inclusão social no local. Segundo levantamento da Câmara Técnica Intersetorial da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), foram realizados 29.435 atendimentos em diferentes pontos, como escolas públicas, instituições parceiras, centros comunitários e na delegacia do bairro.

A moradora Iracema Monteiro relata mudanças no bairroIracema Monteiro lembra muito bem como era o bairro antes dessa data. “Aqui era muito perigoso, a gente tinha medo de sair de casa devido a violência, não tínhamos acesso a ações do governo, era um bairro esquecido, mas desde o ano passado essa realidade mudou”, conta.

Nova União foi o terceiro território lançado pela Seac. Foram levadas ao bairro ações de 37 secretarias e órgãos parceiros, nas mais diversas áreas - saúde, segurança, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, empreendedorismo, cultura, esporte e lazer.

Nesse período, 1.259 pessoas realizaram cursos e oficinas ofertadas por diversos órgãos do Estado. Um dos cursos foi o de Formação de Agente Multiplicador em Educação no Trânsito, do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), que formou em Marituba, 249 novos agentes. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também esteve presente, com a Oficina de Formação de Agentes Ambientais e a Oficina de Reaproveitamento de Resíduos, qualificando 255 pessoas.

Atividades de esporte e lazer foram levadas para o bairro Nova União

Djalma Novaes é morador de Nova União há 23 anos, aproveitou as ações do TerPaz para participar da Formação de Agentes Ambientais. “Tivemos que esperar todos esses anos até o TerPaz entrar em Marituba e chegar até em nosso bairro e trazer mais benefícios para nós, a respeito do curso que fiz, me ajudou em muito a trabalhar nessa área, me sinto mais seguro, inclusive de cuidar de plantas ornamentais aqui em casa, pude investir nesse ramo e já está gerando renda para minha família”, contou.

Assistência – Nesse período de pandemia do novo coronavírus, o bairro Nova União também recebeu atendimento por meio do TerPaz. Foram realizadas, por exemplo, distribuição de cestas de alimentação, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), para pessoas em situações de extrema vulnerabilidade e pessoas idosas.

Assim como a ação da Policlínica Itinerante que, iniciou na última quarta-feira (19), e está atendendo na Escola Dom Calábria, até domingo (23), pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19.

Lucivane Oliveira aprovou a ação de saúde do TerPaz. “Fui bem atendida, todos os profissionais são muito atenciosos e o melhor de tudo é que não foi preciso eu me deslocar para o centro de Belém ou Ananindeua”, disse a moradora.

Usina da Paz – Nova União também será polo do projeto “Usinas da Paz” que consiste em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

O projeto “Usinas da Paz” consiste em grandes complexos públicosA obra localizada na rua Bom Sossego já está em andamento. A primeira etapa foi concluída recentemente e consiste nos processos iniciais relacionados ao georreferenciamento, topografia, sondagem e terraplenagem dos terrenos.

Agora a obra segue na segunda etapa onde está sendo construída a fundação e a preparação das estruturas pré-moldadas no terreno.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.