Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo garante pavimentação da Avenida Tucunduba

Com o asfalto chega também o saneamento, que acaba com o transtorno das enchentes anuais para milhares de famílias

Por Matheus Rocha (SEAC)
18/08/2020 17h48

A professora Ana Cláudia do Nascimento mora há mais de 30 anos no bairro da Terra Firme, em Belém. Ao longo da vida, ela acompanhou de perto os problemas causados pela falta de saneamento básico no local e assistiu ao lento desenrolar das obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.

No centro da foto - Ana Claudia Paixão do Nascimento - Moradora“Escuto falar dessa obra desde os meus 12 anos. Agora, quase 35 anos depois, é que realmente a obra veio a acontecer, trazendo benefícios para a população”, afirma Ana Cláudia, que, na tela de um tablet, exibe uma sequência de fotos que mostram como as ruas no entorno do canal eram e como estão ficando após a retomada do projeto de macrodrenagem pela atual gestão estadual. “No início, antes da retomada da obra, aqui alagava. Período de chuva as casas enchiam de água. Com a evolução da obra foi trazendo uma grande diferença. Podemos ver que o saneamento agora existe. A obra veio mudar a vida dos que aqui ficaram. O avanço chegou!”. comemora a professora. 

Nesta terça-feira (18), o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), deu sequência ao trabalho de pavimentação da Avenida Tucunduba, que margeia o canal. Desta vez, foi contemplado o trecho que fica entre a Passagem Nossa Senhora das Graças e a Av. Celso Malcher, no bairro da Terra Firme. 

O engenheiro Gilmar Mota, coordenador de saneamento da Sedop, explica que a área que está recebendo pavimentação já recebeu serviços de terraplanagem, instalação de tubulações de água e esgoto. Será implantada uma camada de 10 cm de asfalto no local. Ainda segundo o engenheiro, a área faz parte do segundo trecho de obras do projeto do Tucunduba, que vai da Rua dos Mundurucus até a Rua Dois de Junho”. Neste trecho, que conta com um investimento superior a R$21 milhões, as obras estão em pleno andamento, com previsão de conclusão para o final de 2020. 

Marilene Rodrigues, moradora da áreaMoradores da área, como a comerciante Marilene Setúbal, já conseguem visualizar as melhorias. “Hoje em dia, com essa obra, melhorou muito. Antes a gente andava dentro da água. Ninguém podia sair de casa”, contou a moradora. 

O projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba segue com frentes de trabalho atuando nos seus três trechos. Para o secretário estadual de desenvolvimento urbano e obras públicas, Ruy Cabral, hoje é possível visualizar quando a obra será concluída. “Todos nós sabemos da importância deste projeto para Belém. É uma obra que se estende desde os anos 90. Hoje, com muita satisfação, vemos a obra em franco andamento”, afirmou o titular da Sedop. A previsão de conclusão do projeto é o final do ano de 2022.