Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Governo do Estado entrega agência do Banpará e anuncia investimentos em Piçarra

Além de ganhar primeira agência bancária, município vai receber obras do programa Asfalto Por Todo o Pará

Por Matheus Rocha (SEAC)
14/08/2020 12h17

Governo do Estado entregou primeira agência bancária do município de PiçarraO governo do Estado entregou, na manhã desta sexta-feira (14), a agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) no município de Piçarra, no sudeste paraense. Esta é a primeira agência bancária da cidade, que vai trazer mais comodidade e oportunidades para que produtores locais possam ter acesso a linhas de crédito e todos os serviços oferecidos pelo banco. 

O produtor Onildo Ribeiro Lima mora em Piçarra há 50 anos. Para ele, a nova agência vai facilitar a vida dos moradores do município. "Vai melhorar 100%, porque a gente tinha que ir pra outra cidade para ter acesso a um banco. Agora no verão essa viagem é ruim, no inverno era muito mais. Agora temos um banco pertinho da gente", comemorou o produtor. 

De acordo com o presidente do Banpará, Braselino Assunção, esta é uma agência pioneira, que foi construída em tempo recorde. A obra teve início em março deste ano e contou com um investimento de cerca de R$1,5 milhão.

O governador Helder Barbalho participou da entrega da agência do Banco do Estado do Pará

"Chegamos aqui para oferecer serviço de qualidade e todas as linhas de crédito que vão atender desde o agricultor rural até o grande empresário. Esta é uma cidade com vocação fantástica para o agronegócio, agricultura e pecuária. O Banpará chega para participar do desenvolvimento econômico e social de Piçarra", assegurou Braselino Assunção. 

Para o prefeito de Piçarra, Wagner Costa Machado, a inauguração da agência representa a realização de um sonho. "Hoje o governo do Estado realiza um sonho do povo de Piçarra. Ganhamos a primeira agência própria, moderna, que vai permitir com que a produção de proteína animal, de grãos, os investimentos na área da pecuária possam alcançar o desenvolvimento que nosso povo sempre esperou", afirmou.

Agência de Piçarra é a primeira a utilizar o serviço de satéliteTecnologia - A agência de Piçarra é a primeira a utilizar o serviço do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), fruto da parceria entre Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará) e Telebrás.

A parceria permite fornecimento de serviço de dados através de satélite, chegando em áreas remotas e pouco povoadas, onde seria econômica e geograficamente inviável a instalação de fibras óticas, por exemplo. Como o Estado do Pará é grande e com regiões muito peculiares, a parceria pretende expandir para outras unidades de governo esta conexão à rede de dados, ainda em 2020.

ASFALTO POR TODO O PARÁ

O governo do Pará também segue trabalhando em obras de pavimentação no município de Piçarra, através do programa Asfalto Por Todo o Pará. Um investimento de mais de R$2 milhões que está garantindo, neste primeiro momento, a pavimentação de 3 km de vias. 

Tatiana Boiadeira é moradora da Vila Oziel Pereira, que está recebendo obras de pavimentação. "O asfalto veio na hora certa. Antes era só lama e poeira, agora tá um brinco", disse a moradora. 

Mais investimentos - Durante a visita ao município, o governador Helder Barbalho assinou convênios para obras que vão garantir mais desenvolvimento para a cidade. Foram firmadas parcerias para a implantação de bueiros em um trecho de 460 metros de estradas vicinais; recuperação de 48,3 km da estrada vicinal Itaipavas e 4,9 km da vicinal Novo Paraíso; aquisição de 50 mil litros de óleo diesel para a recuperação de pontos críticos das estradas vicinais Açaizal, Armazém Castro e Sororó; implantação de iluminação em LED de uma extensão de 2,8 metros da PA-477; além da recuperação e manutenção de sete trechos de estradas vicinais do município, em uma extensão de mais de 129 km. 

Helder Barbalho destacou a importância de todos os investimentos que estão sendo feitos na cidade. "O município de Piçarra é muito importante para o nosso Estado. A parceria entre Governo e Prefeitura permite que a cidade possa crescer e se desenvolver", reiterou. 

Inaugurações

Durante a visita ao município de Piçarra, o governador Helder Barbalho participou da inauguração do novo Hospital Municipal da cidade, que recebeu obras de reforma e ampliação feitas pela Prefeitura. O governador também participou da entrega da nova Praça da Bíblia, localizado no centro da cidade. As obras foram em parceria com o Governo Federal.

Ainda em Piçarra, Helder Barbalho também informou que autorizou a Secretaria de Transportes do Estado (Setran) a iniciar a licitação para obra de pavimentação da rodovia PA-477, em uma extensão de 12,5 km, entre Piçarra e Armazém Castro.

"Sei o quanto a PA-477 é fundamental para a pecuária, para a agricultura, para a bacia leiteira, para o comércio e para o desenvolvimento desta região. É importante que as pessoas possam trafegar em uma estrada que garanta segurança. Vamos trabalhar para poder interligar por asfalto os municípios da região sudeste. Reafirmo o compromisso do Governo de trabalhar por todo o Pará, garantindo obras que sejam fundamentais para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento das regiões", complementou Helder Barbalho.