Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo do Pará visita projeto de Manejo Florestal em Tailândia

Por Governo do Pará (SECOM)
12/08/2020 18h59

O governador do estado do Pará, Helder Barbalho, acompanhado do secretário de meio ambiente e sustentabilidade Mauro O’de Almeida, visitou na manhã desta quarta-feira (12) a fazenda Rio Capim, localizada no município de Tailândia, onde o espaço coloca em prática o manejo florestal.

Segundo a Semas, a fazenda aplica o modelo que é considerado o exemplo mais eficaz de sustentabilidade e preservação da floresta. “O terreno de 200 mil hectares foi todo dividido. O manejo feito aqui já tem quase 30 anos. Eles exploram uma área dividida e passam para a outra até completar o ciclo e retornam para o primeiro. Esse exemplo é muito importante para o modelo sustentável que devemos aplicar”, explica Mauro O’ d Almeida, secretário da Semas. 

O manejo florestal na área da Fazenda Rio Capim permite que os produtos madeireiros sejam explorados garantindo preservação, segurança e direitos a trabalhadores, promovendo interação entre a sociedade e o meio ambiente, com boas práticas socioambientais. 

Helder Barbalho percorreu a área onde, atualmente, a empresa realiza o manejo e conversou com a equipe técnica sobre os desafios. “A preservação da floresta deve ser um compromisso do Brasil e do Pará e o manejo florestal, seguramente, é uma atividade vocacionada ao nosso Estado que preserva a floresta e recupera todas as espécies ao longo deste manejo planejado”, ressaltou Helder Barbalho.