Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Detran e Seduc serão parceiros em ações de educação no trânsito

O público-alvo do projeto são crianças, jovens e professores

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/08/2020 10h47

Representantes dos dois órgãos estiveram reunidos na terça, para tratar o assuntoO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vão firmar um termo de cooperação para realizar ações educativas voltadas para o trânsito. O assunto foi tratado na manhã de terça-feira (11) entre a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, e o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia. A reunião contou, ainda, com a participação da secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, da coordenadora de Educação de Trânsito, Isabella Nunes, e da técnica-pedagoga do Detran, Geisa Tavares.

Geisa lembra que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a educação para o trânsito como obrigatória nas escolas. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro também prevê que este conteúdo seja trabalhado da Educação Infantil até o Ensino Médio. Portanto, o papel da Seduc será de mobilizar as escolas e envolver a comunidade escolar nessas ações. 

“Os índices de acidente no trânsito aumentam a cada ano e, assim como prevê os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas, nossa meta é reduzir esse número pela metade”, informa a pedagoga.

Segundo o Detran, o órgão já realiza diversos projetos de educação no trânsito, entre eles, oficinas pedagógicas para alunos e para multiplicadores, cursos técnicos para condutores de transporte escolar, dentre outros. A parceria com a Seduc envolve o público-alvo do projeto, que são crianças, jovens e professores. 

As crianças são alvo porque o objetivo é formar cidadãos no trânsito que sejam boas passageiras ou condutoras. Os adolescentes, por serem os que mais morrem no trânsito, e os professores porque serão os multiplicadores da educação no trânsito nas escolas. “Esse encontro foi de alinhamento entre a Detran e Seduc, com vistas a firmar em breve o termo de cooperação e iniciar as ações nas escolas, inicialmente em 35 municípios”, informa o diretor Bento Gouveia.

A secretária da Seduc, Elieth de Fátima Braga, ressaltou a importância da parceria. “Vamos estabelecer um plano de mobilização das nossas escolas e sensibilizar toda a comunidade escolar para este importante tema, que é a educação no trânsito”, garante.