Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Redenção é o primeiro município a receber o programa Segurança Por Todo o Pará

Objetivo é levar ao interior ações exitosas que garantiram a redução da criminalidade na Grande Belém

Por Aline Saavedra (SECOM)
11/08/2020 18h45

Gestores do Sistema Estadual de Segurança Pública estiveram reunidos, nesta terça-feira (11), no auditório do VII Batalhão da Polícia Militar, com representantes das forças de segurança de Redenção, no sul do Estado, para dar início ao programa Segurança Por Todo o Pará. O objetivo é traçar estratégias para replicar ações de prevenção e repressão executadas na Região Metropolitana de Belém e que demonstraram bons resultados. Entre eles, está a redução média de 25% da criminalidade da janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por abrigar cerca de 30% da população paraense, a RMB concentrava o maior número de ocorrências criminais. Por isso, a atual gestão intensificou, desde o primeiro dia, as ações de combate à violência na região. Entre as medidas adotadas destaca-se a Operação Polícia Mais Forte. O resultado foram aumento da eficácia nas investigações, implantação de protocolos de segurança nas casas penais, perícia científica mais exata e maior integração entre as forças e investimentos tecnológicos.

Apesar da intensificação das ações em Belém e nos municípios próximos - levando em consideração as chamadas manchas criminais -, o interior do Estado não deixou de ser assistido. Em julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, os índices de criminalidade fora da RMB tiveram queda de 34%, quando se consideram as ocorrências dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que envolvem os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Efetividade - A partir de agora, as ações de combate ao crime no sul do Pará serão potencializadas. Após o planejamento, o reforço ocorrerá nas cidades de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D'Arco, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia. O objetivo é reforçar as ações de polícia, tanto preventivas, como de ostensividade, levando em consideração a peculiaridade local. Haverá, portanto, a repressão qualificada e cumprimento de mandados, entre outras frentes.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o programa seguirá o cronograma de implementação, até que todas as 15 Regiões de Integração de Segurança Pública (Risp) sejam alcançadas. "Estamos fazendo com todo o sistema de segurança pública, com os principais gestores, uma reunião em Redenção, onde estão reunidos os comandantes regionais de cada corporação, para que, juntamente, possamos planejar ações integradas e com foco em uma repressão qualificada e também trabalhando na prevenção”, disse.

“Faremos essa reunião em cada região integrada de segurança pública, começando por Redenção, para que os atores locais possam participar do planejamento, até porque eles entendem a realidade local e as dificuldades que enfrentam. Então, cada região irá planejar suas ações, identificar os seus problemas. De forma integrada, vamos agir para combater a criminalidade, trazendo paz e segurança para a sociedade", ressaltou Ualame Machado.

Integração - O comandante do VII Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Dias, destacou que a iniciativa é inédita. "Há mais de 20 anos atuando nessa região do Pará, eu nunca havia tido um momento como esse. Dos gestores virem até aqui nos escutar e dialogar sobre a realidade que vivemos e como poderemos, de forma unida, proporcionar mais segurança à população", afirmou.

As ações serão intensificadas com o recursos disponíveis, como explicou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior. "Não vamos aumentar o número de efetivo, mas podemos trabalhar com o que temos e agir com o pagamento de jornadas extraordinárias, por exemplo. Temos feito dessa forma na RMB, e os resultados têm se mostrado positivos", avaliou.

O delegado-geral em exercício, Renan Souza, anunciou, na oportunidade, investimentos que serão feitos na região. "Já temos o terreno onde será construído um grande complexo que reunirá diversas unidades da Polícia Civil, como a Delegacia da Mulher, o que possibilitará melhores condições de trabalho e, assim, maior produtividade", afiançou.

Em relação ao trânsito, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) apoiará as ações do sistema. "O Detran está disposto a somar com todo o sistema para colaborar na redução de crimes", pontuou o diretor geral, Marcelo Guedes.

Participaram da reunião, também, o titular do Departamento Geral de Operações da PM, coronel Pedro Santos; o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, André Costa; o responsável pela Secretaria de Gestão Operacional da Segup, Alexandre Mascarenhas, além dos representantes do efetivo local.