Programa Recomeçar convoca cadastrados para regularização de pendências

11/08/2020 16h16 - Atualizada em 11/08/2020 17h32
Por Ádria Azevedo (IASEP)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil convoca pessoas cadastradas no Programa Recomeçar para apresentar documentos pendentes e assim possibilitar a conclusão da análise de seus pedidos pelo auxílio financeiro. Uma lista com 1.360 nomes foi divulgada no site da corporação, indicando as pessoas que estão com cadastro pendente e quais suas respectivas pendências. O prazo final para ajustes é 10 de setembro.

O envio da documentação deve ser realizado preferencialmente por e-mail, para evitar aglomerações. O cadastrado deve verificar na lista divulgada quais suas pendências e enviar os documentos solicitados, legíveis, para o endereço programarecomecar2020@gmail.com. Ao encaminhar a mensagem, deve ser mencionado o nome completo, o RG e o CPF da pessoa cadastrada.

Caso não seja possível o envio por meio eletrônico, os cadastrados estão agendados para comparecimento por dia e horário de acordo com ordem alfabética, em cronograma disponibilizado na lista. Os dias para atendimento serão sempre terças, quartas e quintas-feiras, de 10h às 11h30 ou de 11h30 às 13h, até 10 de setembro.

O chefe da Divisão de Apoio Comunitário da Defesa Civil Estadual major Arthur Arteaga lembra que esta nova lista não é uma chamada para receber o benefício, mas apenas uma convocação para regularização. “Apenas após a análise dessa documentação pendente é que poderemos dar um retorno se essas pessoas vão receber o auxílio, ao se enquadrarem ou não nos critérios do programa”, explica.

Recomeçar - O programa, criado por decreto estadual em março, estipulou a concessão de um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) para famílias que tiveram suas casas e pertences danificados por alagamentos e enxurradas ocasionados pelas chuvas durante o primeiro quadrimestre de 2020.

Até o momento, o Recomeçar já disponibilizou o benefício a 1.792 famílias, totalizando R$ 1.872.640,00 pagos.