Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detran e CPC Renato Chaves retomam aulas presenciais em cursos de formação

Segup se planejou com antecedência para garantir segurança na volta às aulas com a readequação da grade curricular, ajuste da carga-horária e adaptação das salas de aula, entre outras ações

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/08/2020 14h03

Segup retoma aulas presenciais em cursos de formação a exemplo dos estudos para perito ciminial do Renato ChavesApós a publicação da edição especial do Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) anuncia a retomada das aulas presenciais do curso de Formação de Agente de Fiscalização de Trânsito do departamento de Trânsito do Estado (Detran) e do curso de formação para perito criminal, médico legista, médico psiquiatra e auxiliar técnico de perícias do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

As aulas do Detran chegaram a ser realizadas por dois dias, mas com a chegada da pandemia da Covid-19 e as medidas de prevenção contra à proliferação da doença, elas foram suspensas, ainda no mês de março. Ao todo, 245 concursados devem retomar aos estudos. A edição extra do decreto foi publicada na última sexta-feira (7), pelo Governo do Estado.  

Um total de 245 concursados vão voltar às aulas presenciais do curso de Formação de Agente de Fiscalização de Trânsito do DetranA Segup já vinha se organizando para o retorno da volta às aulas com a readequação da grade curricular, ajuste da carga-horária, adaptação das salas de aula e reavaliação dos custos por meio do Instituo de Ensino da Segurança Pública (IESP).

O novo planejamento da Segup foi aprovado pelo Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), na última quinta-feira (6). As ações tomadas levam em conta todas as medidas necessárias para evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, garantir o máximo de eficácia durante a realização do curso.

Em obediência ao decreto governamental, algumas disciplinas específicas foram retiradas, como a de Defesa Pessoal do curso do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. 

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, a notícia de retomada de alguns cursos é importante para a segurança pública que já vinha se preparando para que pudesse receber os concursados, tanto do concurso do CPC Renato Chaves quanto do Detran. 

O secretário observou que “na última sexta-feira foi publicado o decreto governamental autorizando a retomada de alguns cursos da área da segurança pública, em especial aqueles feitos pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP)’’.

“Já houve a aprovação junto ao Consup, que aprova todos os cursos ministrados no Iesp. Tomamos todos os cuidados necessários, como por exemplo no caso do Renato Chaves que houve a exclusão de algumas disciplinas que exigiam contato físico. Elas foram readequadas, sem perda de carga horária e o Iesp está se programando com a questão dos protocolos de higiene e de segurança para o retorno’’, afirmou o titular da Segup.

Ele informou ainda que “o próximo passo é que os órgãos, por meio do sistema de segurança pública, informem à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), para que ela acione os candidatos do concurso para que eles estejam presentes tão logo se iniciem os cursos de formação”, explicou.

Para a retomada das atividades, o Iesp dividirá a quantidade de alunos por sala de aula. As turmas serão alocadas em salas com maior capacidade, em respeito aos limites de espaço e distanciamento social entre os alunos.

Desde o início da pandemia, o Instituto adota medidas preventivas, como a instalação de totens com álcool em gel por todo o campus e o uso obrigatório de máscara dentro do instituto.

MAIS SOBRE O IESP

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará é uma unidade de ensino com gestão e autonomia administrativa, mantida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segp). A instituição foi criada em novembro de 1999, tem como finalidade promover a formação e a qualificação de profissionais dedicados às atividades de proteção dos cidadãos, à segurança e a riscos coletivos. Compõem o Instituto as academias de Bombeiros Militar (ABM), de Polícia Militar (APM) e de Polícia Civil (ACADEPOL).