Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2020

Preamar de Fé abre programação cultural do Círio 2020

Atração foi transmitida ao vivo do Theatro da Paz nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Funtelpa

Por Josie Soeiro (SECULT)
08/08/2020 08h19

Programa Preamar da Fé foi transmitido ao vivo do Theatro da Paz nesta sexta-feira (7) com apresentações artísticas Um dia após o anúncio da Arquidiocese de Belém sobre o novo formato do Círio 2020, o Governo do  Pará levou aos lares paraenses um programa especial: o Preamar da Fé. A atração, transmitida ao vivo do Theatro da Paz, foi exibida nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) com entrevistas exclusivas sobre a festividade nazarena e cantos marianos com artistas paraenses.

"Círio será mais reflexivo'', disse secretária Úrsula Vidal Secretária de Cultura, Ursula Vidal informou que o Preamar da Fé terá música e informação nos meses de setembro e outubro. "O Círio 2020 será diferente para os devotos e devotas de Nossa Senhora, para nós, da Secult, mas a gente inicia essa linda parceria com a Rede Comunicação de Cultura. Estamos desafiados a fazer um Círio mais reflexivo, com nossas famílias, mas também marcado pela força da cultura paraense que está tão misturada nessa festa de devotos".

Os telespectadores da TV Cultura e internautas tiveram acesso a informações completas sobre a programação nazarena em 2020. O Preamar da Fé entrevistou os organizadores da festividade como o reitor da Basílica Santuário, o padre Luís Carlos Gonçalves; presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins; diretor coordenador do Círio, Guilherme Azevedo; diretor coordenador da Guarda de Nazaré, o professor João Carlos Pereira.A cantora Gigi Furtado foi uma das atrações artísticas

"Foi emocionante, desde o local, a programação, a proposta. Acho que coroa o anúncio que fizemos agregando futuro ao Círio que também é um evento cultural, além de religioso, então, para nós, é um motivo de satisfação de alguma forma poder contribuir e perceber que o anúncio (cancelamento das procissões), embora impactante foi recebido com carinho. Então isso é importante e juntos a gente vai construir um Círio diferente", afirmou Albano Martins. 

As entrevistas do programa foram acompanhadas por apresentações artísticas em homenagem à Virgem Maria, como a do tenor Atalla Ayan e das cantoras Alba Mariah e Gigi Furtado. Quem também subiu ao palco foram as cantoras Gigi Furtado e Lucinnha Bastos. 

A cantora Lucinha Bastos também se apresentou no especial"Fiquei tão emocionada com o convite e mais ainda de voltar a pisar no Theatro da Paz, cantar com os músicos, técnicos e o público, que nos acompanhou pela TV. Achei uma iniciativa maravilhosa, de uma sensibilidade, de um respeito enorme. E o Círio do paraense está dentro dele. Que essa seja só uma das primeiras iniciativas e que venham outros encontros", disse a cantora Lucinnha Bastos.