Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Denúncias anônimas ajudam no combate a jogos ilegais e lavagem de dinheiro

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/08/2020 20h18

A Polícia Civil identificou, a partir de denúncias feitas pelo Disque-Denúncia 181, duas casas que funcionavam com jogos clandestinos e lavagem de dinheiro, em Belém. Durante o flagrante, foram apreendidas 38 máquinas de caça-níquel e valores em dinheiro. Cinco pessoas foram detidas. No local, havia várias pessoas jogando e todas já foram identificadas pela polícia. A ação integrou a segunda parte da operação Vegas, coordenada pela Diretoria Estadual de Combate a Corrupção (Decor), vinculada à PC.

Na primeira parte da operação Vegas, de combate aos jogos clandestinos na capital paraense, foi desarticulado um apartamento, localizado na Avenida Nazaré, que funcionava como casa de bingo e jogos de azar. A ação foi possível também graças a denúncias feitas ao telefone 181. Na ocasião, foram apreendidas 16 máquinas de bingo e três pessoas foram detidas.

O Disque-Denúncia é um canal de aproximação com a sociedade que deve ser usado para fazer denúncias referentes a crimes que ainda podem ocorrer ou que já aconteceram, do qual o cidadão tem alguma informação que pode colaborar nas investigações.

A população pode usar ainda outro canal que também permite fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. Por meio do Whatsapp do Disque-Denúncia, (91) 98115-9181, é possível pode enviar vídeos, áudios, fotos e localização em tempo real. As mensagens são recebidas pela atendente virtual, Iara (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo), que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que possam ser apuradas com o máximo de precisão.

Canais - Estão disponíveis, também, outras ferramentas de denúncia para estreitar o canal entre a sociedade e a segurança pública. Entre elas há o chatbot, localizado na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Outro canal é o formulário disponível para o recebimento de denúncias no site da Segup. Após o recebimento das informações e o preenchimento do protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes.

Para a diretora do Disque-Denúncia, delegada Márcia Contente, os canais de denúncia anônimas são uma forma de aproximar a sociedade das ações de segurança pública, permitindo aos cidadãos a participação e a colaboração na elucidação de crimes.

“O Disque-Denúncia é o canal de recebimento de denúncias anônimas voltadas para a segurança pública. Ele funciona com o objetivo de mobilizar a população para denunciar os crimes ou os criminosos e, assim, colaborar com as autoridades no enfrentamento à criminalidade. É de fundamental importância que a sociedade tenha conhecimento e faça uso dessas ferramentas que possibilitam a elucidação de crimes e a colaboração nas ações de investigação e elucidação de crimes”, pontua a delegada.