Munícipios da região Xingu recebem EPI´S da Sespa para combate à Covid-19

07/08/2020 14h10 - Atualizada em 07/08/2020 15h02
Por Mozart Lira (SESPA)

Em Pacajá, os representantes da Sespa foram recebidos pelo prefeito Francisco Rodrigues Oliveira Equipes do 10º Centro Regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), sediado em Altamira, no sudoeste paraense, prosseguiram nesta quinta-feira (06) com o roteiro de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) às nove secretarias municipais de saúde dos municípios da região Xingu. Desta vez, os municípios de Anapu e Pacajá foram contemplados. 

A escalada de entregas iniciou no dia 31 de julho e já passou por Altamira, Brasil Novo, Porto de Moz, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Cada um desses municípios recebeu da Sespa 624 frascos de álcool em gel de 500 miligramas; quatro embalagens de álcool líquido com cinco litros cada; cinco embalagens de álcool líquido com dois litros cada; 700 unidades de máscaras cirúrgicas; 500 pares de luvas de procedimento; 50 unidades de avental com gorro; 100 unidades de avental de plástico e 100 gorros, além de 300 unidades de testes rápidos para detecção de Covid-19.

Em Anapu, o prefeito Aelton Fonseca e sua equipe receberam o diretor e o vice-diretor do 10º CRS da Sespa, Mauricio Nascimento e Iraldo Florêncio. O município, que até o momento já registrou mais de 600 casos confirmados da doença, vem apresentando queda nos números de contaminados nos últimos dias.

Em Anapu, o prefeito Aelton Fonseca e sua equipe receberam o diretor e o vice-diretor do 10º CRS da Sespa, Mauricio NascimentoEm Pacajá, os representantes da Sespa foram recebidos pelo prefeito Francisco Rodrigues Oliveira, que confirmou a estabilidade da pandemia no município. O gestor agradeceu ao governo do Estado e a Sespa pela ajuda constante que Pacajá tem recebido – algo fundamental para conter o avanço da Covid-19 no lugar. 

Segundo o diretor do 10º CRS da Sespa Maurício Nascimento os repasses reforçam a segurança de profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento ao novo coronavírus, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas salas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), executados pela atenção básica.

“A cada momento de entrega de material ouvimos os agentes públicos de saúde, secretários e prefeitos a fim de fazermos uma avaliação de como está o cenário da doença no município, para aperfeiçoar o fluxo de atendimento da população para que assim possamos diminuir as ocorrências de casos positivos”, afirmou o diretor da Sespa, ao lembrar que os municípios de Medicilândia e Uruará serão visitados durante a próxima semana.

O 10º CRS, assim como os demais 12 Centros Regionais da Sespa, é uma unidade administrativa da Secretaria que atua em favor da descentralização de serviços, considerando as necessidades de saúde, a capacidade instalada existente, investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema, de acordo com as metas de saúde estabelecidas. Os materiais entregues pela Sespa aos municípios da região Xingu fazem parte de uma parceria mantida com a Norte Energia.