Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater adquire veículos e equipamentos para dinamizar 'Territórios Sustentáveis'

São 16 veículos, 30 notebooks, 20 computadores de mesa e 40 GPS a serviço de extensionistas, a exemplo das equipes que já estão em atuação na região do Xingu

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
06/08/2020 13h24

Para reforçar as ações de campo do Programa Territórios Sustentáveis (PTS), o Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) adquiriu veículos e equipamentos às ações do Programa nas regiões Araguaia, Xingu e Tapajós. São 16 veículos, (14 caminhonetes e dois sedãs), 30 notebooks, 20 computadores de mesa e 40 GPS.Frota da Emater teve reforço de 16 novos veículos 

Os veículos e equipamentos estão sendo usados desde o dia 3 de agosto de 2020, quando começaram os trabalhos de campo na região do Xingu. Até esta sexta-feira (7), as equipes estarão em campo para visitas às propriedades rurais na área da primeira etapa do projeto, que compreende os municípios de Tucumã, Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ourilândia, todos na faixa da PA-279. 

A presidente da Emater, Cleide Amorim destaca a importância de se garantir a infraestrutura necessária para os extensionistas. “É necessário dar condições de trabalho para quem vai estar no campo. Os técnicos conhecem a realidade e precisam de todo o suporte para realizar as atividades”. 

O supervisor regional de Conceição do Araguaia, Leandro Silva, enfatizou que os veículos chegaram para fortalecer a atuação da Emater no campo. “É um investimento que vai melhorar a qualidade do serviço e garantir aos extensionistas rurais qualidade e conforto para executar as ações nos municípios de atuação do Programa”. 

Territórios Sustentáveis

A Política de Territórios Sustentáveis é um dos pilares do macroprojeto “Amazônia Agora”, cujo objetivo é garantir avanços econômicos e sociais no campo sem degradar a floresta. O GT (Grupo de Trabalho) do TS é formado por diversas secretarias e órgãos que tratam sobre o setor produtivo e ambiental do Estado, com a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). 

Nesta primeira semana de agosto, as equipes dos Territórios Sustentáveis visitam as propriedades rurais da região do Xingu, para fazer a divulgação do projeto e a inscrição dos produtores rurais interessados. Em seguida, haverá a análise dos documentos dessas propriedades, em busca da regularização fundiária e ambiental. 

As inscrições para os Territórios Sustentáveis podem ser feitas pela internet, no site da Semas: www.semas.pa.gov.br. As inscrições presenciais acontecem até esta sexta-feira (7), nos polos da Adepará e da Emater em São Félix do Xingu.