Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REDE DE HEMOCENTROS

Solidariedade provoca aumento de 13% nas coletas de sangue durante as férias

Hemopa agradece clubes, condomínios, lideranças comunitárias, igrejas e instituições públicas e privadas, que organizaram caravanas de voluntários à doação

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
05/08/2020 13h33

Um total de 5.222 voluntários compareceram ao Hemopa, em Belém, gerando com 4.188 bolsas coletadas em julhoA Fundação Hemopa, em Belém, hemocentro coordenador da rede transfusional no Estado, registrou um aumento de 13% no número de coletas de sangue, em julho, comparando ao mês anterior, contrariando a tradicional baixa no comparecimento de doadores voluntários durante o mês das férias escolares. 

De acordo com os dados da Fundação Hemopa, 5.222 voluntários compareceram, resultando em 4.188 bolsas coletadas neste mês de julho. No mês de junho, 4.704 pessoas compareceram e, 3.710 bolsas de sangue foram coletadas.

“Os dados demonstram que a sociedade paraense é solidária e entende a importância da doação de sangue como essencial à vida. Só podemos agradecer a todos que estão envolvidos na causa da doação de sangue e dedicaram um pouco do seu tempo para fazer o bem ao próximo”, ressaltou o presidente da Fundação, Paulo Bezerra.

Grupos de voluntários mantêm parceria valiosa com a Fundação Hemopa contribuindo para o abastecimento do estoque de sangue As caravanas solidárias, organizadas por instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e de igrejas, grupos de condomínios, times esportivos e torcidas de clubes, contribuíram efetivamente para o abastecimento do estoque de sangue. A reabertura da unidade de coleta do Shopping Castanheira também influenciou no aumento do número de coletas de bolsas.  

CRITÉRIOS

O voluntário à doação de sangue precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Se for primeira doação, até 59 anos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e alimentado no dia da doação. É importante ressaltar que, no momento do cadastro, o voluntário deve estar com uma carteira de identidade oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte). 

Quem teve Covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Serviço: O Hemocentro Belém fica na Avenida Serzedelo Correa, 2109, Batista Campos. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. Contato: (91) 3110-6500. 

O posto de coleta do Shopping Castanheira fica na Rodovia BR 316, Km 1 - Acesso pelo Pórtico Metrópole. O atendimento é de segunda a sexta, de 13h às 18h. Aos sábados, de 9h às 17h.